sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Virou moda, a Victoria’s Secret usa algodão de trabalho escravo infantil

A internet tem possibilitado a divulgação de práticas tão antigas, mas, que não tem – nem nunca tiveram – razão de existir. É o caso da exploração de mão-de-obra escrava de adultos e crianças, como o da Microsoft, Apple, Victoria’s Secret, e Zara e Lojas Marisa no Brasil.

O que chama a atenção pelo paradoxo gritante, é a lista de empresas e/ou grifes, verdadeiros ícones do consumo de alto luxo que tem na base de sua produção a mão-de-obra escrava.

É o caso da Apple que tem toda a sua linha de “fetiches” como o iPad e iPod, bem como seus outros produtos produzidos em sua fábrica na China por trabalho escravo infantil, e a onda de suicídios provocados pelas péssimas condições de trabalho, como pode ler em: Onda de suicídios em fábrica da Apple na China.

O mesmo ocorre com a Microsoft, tambem, na China, como mostra um relatório da U.S. National Labor Committee, dos EUA, com imagens das linhas de produção da empresa e dos alojamentos das crianças. Leia em: Microsoft usa “escravos” na China equanto Bill Gates faz filantropia na Africa.

Tivemos aqui no Brasil o caso envolvendo as Lojas Marisa e a Zara com a exploração de trabalho escravo de imigrantes ilegais, que você confere no link: Zara, a grife flagrada utilizando trabalho escravo...

Agora, uma reportagem exibida na Bloomberg News (15/12/2011) aponta que o algodão usado pela grife Victoria’s Secret vem de Burkina Faso, um país africano onde é produzido por trabalho escravo infantil, meninas, um algodão produzido com técnicas tradicionais e orgânico, por exigência da Victoria’s Secret, que pode conferir no link: Algodão daVictoria’s Secret viria de trabalho escravo infantil.

E ai, você deixaria de consumir um destes produtos destas empresas por elas explorarem a mão de obra escrava infantil? Ou acha que não tem nada à ver com isso?

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.