quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Máfia na Italia é o maior agente econômico do "pais imergente", diz pesquisa

Depois desta constatação o governo italiano que anda às voltas com o grupo de “países imergentes” deve ter ficado feliz, pois, sem este grande empreendedor a Itália já poderia ter ido “pras cucuias”, como outros países na União Europeia. Como vê, tudo tem seu lado positivo...

Iniciação de candidatos à máfia. Imagem do filme Gomorra
A máfia italiana foi considerada por um estudo publicado na Itália como o "maior agente econômico do país", movendo cerca de 140 bilhões de euros (cerca de R$ 328 bilhões) por ano.

De acordo com o relatório "As mãos da criminalidade", da organização Sos Impresa, a máfia atua como se fosse "o primeiro banco da Itália, com 65 bilhões de euros [cerca de R$ 1,5 trilhão] de liquidez". Seu lucro, segundo o documento, supera as centenas de bilhões de euros.

Apenas as atividades comerciais envolvendo a máfia italiana são responsáveis por 7% do PIB (Produto Interno Bruto ). Entre os empreendimentos ligados às organizações criminosas estão principalmente bares e restaurantes, mercados, vendedores ambulantes e inclusive hotéis.

Segundo o presidente da Confesercenti, entidade que representa o empresariado italiano, Marco Venturi, "mais de um milhão de empresários são vítimas de algum crime", o que representa um quinto dos empreendedores em atividade na Itália.

Ele avalia que mais de 1.300 negócios comerciais sofram algum golpe da máfia por dia, "praticamente 50 a cada hora, quase um crime por minuto", detalhou.

Venturi ainda observou que, em um momento de crise, a máfia "é o único sujeito econômico-empreendedor em grau de fazer investimentos". (Opera Mundi)

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.