quarta-feira, 21 de abril de 2010

Microsoft usa “escravos” na China equanto Bill Gates faz filantropia na Africa


Apesar da aura de glamour e idoneidade, empresas como a Apple e a Microsoft, autuadas reiteradas vezes por pirataria – leia artigos abaixo – constroem seus produtos, e lucros, às custas de trabalho que, por aqui é considerado trabalho escravo, ou como diz a manchete no Gizmodo.fr: “As prisioneiras da Microsoft”.

É o que mostra um relatório da U.S. National Labor Committee, dos EUA, que descreve as condições de trabalho da empresa KIE, na China, que produz hardwares – mouses, webcams, e outros compoentes Xbox – para a Microsoft.
Conforme o relatório, os empregados são menores de 16 anos trabalham até 15 horas, comem e dormem na fábrica, como vê na imagem acima, em condições miseráveis e subhumanas e, além de serem vítimas – as meninas – de assédio sexual pelos guardas masculinos da fábrica, diz o relatório.

Como vê, o gadget que você usa, pode ter sido produzido pelas prisioneiras ou escravas da Microsoft. Mas, o que fazer? Acha que como consumidor desses produtos da Microsoft pode-se fazer algo? Já houve campanha e boicote, na União Européia e EUA, contra a compra de produtos da Nike, por exemplo, flagrada produzindo nas mesmas condições denunciadas agora.

É isso! Na busca por maior otimização dos lucros muitas empresas não “medem esforços” e hipotecam principios éticos e/ou humanitários, se é que tenham tido em qualquer ocasião, enquanto vendem uma imagem moderna, engajada em questões ambientais ou como o próprio Bill Gates, que vive alardeando as suas campanhas filantropicas e humanitárias na Africa.
Fonte: Gizmodo.fr

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

12 comentários:

  1. Façam como eu, usem Linux.
    Duvido alguém postar alguma coisa falando que o Linus está usando mão-de-obra escrava para desenvolver seu SO.

    ResponderExcluir
  2. Na China é assim! Seja na área de eletrônicos, seja na construção civil ou na fábricação de roupas. Bobo é quem pensa que está comprando um produto barato apenas por questão de câmbio. A Foxcom que presta serviços pra Apple entre outras, também adota o mesmo esquema de exploração, o que é deplorável e desumano. Eu torço para que nos tornemos um pouco mais consciente quanto à isso e que façamos uma reflexão de que se aquele produto que estamos adquirindo vale mesmo o preço que estamos pagando ou seja a degradação humana.

    ResponderExcluir
  3. "É o que mostra um relatório da U.S. National Labor Committee, dos EUA, que descreve as condições de trabalho da empresa KIE, na China, que produz hardwares – mouses, webcams, e outros compoentes Xbox – para a Microsoft."

    A responsabilidade não é da Microsoft, já que ela terceiriza o serviço. Se há algum culpado é a empresa KIE.

    ResponderExcluir
  4. cara, esse mundo em que vivemos é mesmo injusto.
    acho que pelo menos devemos ter a consciencia de onde sao criados os nossos luxos.

    ResponderExcluir
  5. Olá André!

    É uma boa alternativa, pois, os softs de código aberto representam, tambem, a libertação desses grandes conglomerados que se constroem com práticas como estas, onde quem usa os seus produtos acabam por ser “coresponsáveis” ou, no mínimo, coniventes.

    ResponderExcluir
  6. Não concordo com isso. Ao que se sabe, tanto a KIE como a Foxcom – da Apple como se refere o comentário acima – são na realidade, empesas da Microsoft e da Apple e não uma mera empresa chinesa que produz para elas.

    Uma idéia equivocada muito comum é que os produtos chineses que abarrotam o mundo “são chineses”. As maiores empresas ocidentais vivem em grande parte hoje, com a venda de seus produtos “made in china”, onde de chinês só existe a mão-de-obra barata em profusão e uma legislação frouxa – para os padrões ocidentais – que fazem a festa de meio mundo.

    A se considerar este raciocínio, se eu encomendasse um produto qualquer, em qualquer lugar do mundo, que comprovadamente utilizasse mão-de-obra escrava – e infantil – acha que isso me eximiria completamente da coresponsabilidade pelas “práticas trabalhistas” da empresa?

    Eu acho que não, embora, o caso citado no artigo seja mais grave, já que as empresas “chinesas” são, efetivamente, das empresas norte-americanas.

    ResponderExcluir
  7. ALÉM DE USAR SOFTWEAR LIVRE AS PESSOAS AO MEU VER TEM QUE FAZER COMO VENHO FAZENDO A MUITO TEMPO, SE EU GANHO UM BONÉ DE UMA EMPRESA EU USO, MAS PAGAR ATÉ 100 REAIS EM PARA OSTENTAR UMA MARCA NÃO POIS NÃO GANHO COMO GAROTO PROPAGANDA, AS PESSOAS PRECISAM DE MAIS CENSO CRITICO E SÓ COMPRAR O QUE REALMENTE PRECISAM,E ASSIM EVITAR COM UNHAS E DENTES O SUPÉRFLUO, PARANDO DE IRRIQUECER CADA VEZ MAIS ESSES POBRES MILIONÁRIOS PROPRIETÁRIOS DE MEGA CONGLOMERADOS FABRICANTES DE PRODUTOS DESNECESSÁRIOS, E SUPÉRFLUOS.

    ResponderExcluir
  8. Acho que é por ai.

    Além de, como diz, não inflar mais ainda empresas que, apesar de toda propaganda só teem mesmo compromisso com os seus lucros a qualquer custo, contribuimos com a preservação do planeta através da pratica de um uso racional dos recursos naturais em nosso cotidiano e de um consumo consciente como faz você.

    Esperamos que o seu comentário/depoimento sirva de referência e exemplo para mais pessoas.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. o pessoal tem que aprender a separar as empresas microsoft ( hardware ) e microsoft software.
    o que que tem as meninas fazendo webcam com usar linux?
    e gente, la onde estao sendo feita essas coisas é assim.
    é a condiçao de trabalho do pais.
    aqui no brasil tem gente que para viver tem 3 empregos.
    com certeza os americanos acham isso um absurdo.

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcus!

    O que orienta uma empresa não é o tipo de produto que produz em uma ou outra fábrica e/ou país, é a sua filosofia que orienta todo o seu processo produtivo.

    As leis em qualqeur país existem exatamene para controlar ou inibir atitudes anti-éticas ou mesmo predatórias de pessoas ou empresas que, se à vontade, utilizariam quaisquer recursos, como no caso o trabalho escravo infantil - para obter os seus lucros.

    Logo, o fato de a China ainda ter uma legislação trabalhista que permita este tipo de prática não justifica as atitudes das empresas norte-americanas que só não fazem o mesmo em seu país, porque temem as consequências impostas pela lei, o que prova que, no fundo, elas teem uma filosofia predatória, anti-ética e desumana como princípio.

    ResponderExcluir
  11. Olha... Se nós olharmos... Praticamente tudo que utilizamos vem de mão de obra assim (Made in China, Made in Taiwan, Made in Vietname...) e o consumidor, que somos nós, acabamos ficando sem muitas opções de produtos se quisermos algo politcamente correto. Até porque, duvido que tenha algum produto politicamente correto.
    Mas agora, no Brasil existe sim, trabalho escravo em certas regiões, e coisas assim... Minha mãe é funcionária pública e ela trabalha no Tribunal Trabalhista (e sim, ela trabalha e bastante eu sou prova disso porque muitas vezes eles precisam de ajuda no serviço) e com isso ela acabou enxergando que o Brasil, por mais que tenha muita coisa ruim, no trabalho as empresas tem que seguir MUITA coisa, e não teriam tantos processos se elas não estivessem fazendo algo errado, ou seja, aqui pelo menos ainda tem uma justiça com isso. Você pode processar e ganhar. E elas acabam encurraladas e muitas vezes tentam agir mais corretamente. Não estou dizendo que o sistema é perfeito e sim que pelo menos aqui, podemos ficar um pouco mais gratos.
    E eu realmente odeio esse tipo de trabalho que ocorre na China... E não consigo entender como permitem isso acontecer :XXXX

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Você tem razão. Mas, como disse, o diferencial é que no Brasil este tipo de exploração do trabalho é crime, enquanto na China e em outros países é, pelo visto, legal.

    Agora mesmo está no Congresso Nacional um projeto de lei que confisca as propriedades onde são encontrados trabalhadores escravos ou em condições degradantes de trabalho. É mais uma medida importante para acabarmos de vez com isso.

    Concordo que não é fácil nos livrarmos de produtos que tenham esta origem, mas, o mínimo que podemos fazer é nos manter informados e, quem sabe, possamos ter chances de tomar uma atitude pessoal que afete de alguma maneira os lucros destas empresas.

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.