segunda-feira, 21 de julho de 2008

Recorde na safra de grãos em 2007, prova que os biocombustíveis não comprometem a produção de alimentos, pelo menos no Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma os ótimos resultados da safra de grãos no Brasil em 2007, que você pode conferir no site do Instituto – IBGE – clicando aqui.

Este resultado só vem confirmar o que já sabíamos, a falácia dos argumentos de ambientalistas (?), sobretudo europeus e de instituições que, provavelmente, estão a serviço das petroleiras, que temem a redução dos seus lucros com o crescimento na produção e uso dos biocombustíveis, segundo os quais, eles comprometeriam a produção de alimentos.

A safra de grãos - milho e soja, principalmente – não só bateu um recorde, mas, o fez em uma área plantada inferior a usualmente utilizada. Isso ao lado dos sucessivos recordes na produção do álcool/etanol, o que invalidada os argumentos, pelo menos no que se refere a produção brasileira com a cana-de-açúcar, comprovadamente a única com uma relação custo beneficio, não só tecnológica e econômica, mas, também, ecologicamente.

O mesmo não se pode dizer das produções européias com a utilização do trigo, beterraba e colza e, a norte-americana com o milho, que, decididamente, vem afetando os preços dessas commodities nos seus mercados internos e internacionais, além dos pesados subsídios que são obrigados a usar para “viabilizarem” as suas produções e os seus preços.

Leia Artigos Relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.