sábado, 26 de julho de 2008

Ciberdependência. Você se considera um viciado em internet?

O recente apagão na Internet em mais de 400 municípios paulistas, trouxe à tona a enorme dependência dos serviços convencionais como, Serviços Públicos, bancários e serviços de todo tipo, o que não poderia ser diferente, presume-se, pois, não há como conceber a sociedade como esta organizada, sem a informática.

O que provocou reflexões, também, foi o desespero de muita gente por não poder acessar seus email pessoais, redes sociais, ou mensagens instantâneas. A pane na empresa de telefonia responsável pelo sistema no Estado, durou, aproximadamente, 72 horas com o sistema voltando à normalidade, gradualmente, mas, já foi suficiente para muita gente pensar em “síndrome de abstinência”.

Estudiosos em “Ciberdependência”afirmam que dentre os mais de 1,2 bilhões de internautas no mundo, 8% sofrem do transtorno ou do “vício da internet”, logo, em situações como esta que rolou em São Paulo, muitos teriam sofrido com a síndrome.

Esse percentual é uma média mundial, mas, existe estimativas segundo a qual, na Ásia esse índice chega a 20%. A este respeito escrevemos o artigo: “Internet e vício”, no blog B y t n e t, comentando a existência de clínicas de recuperação de “viciados em internet” na Coréia do Norte”.

O problema, como não poderia deixar de ser, não é com a tecnologia em si, mas, com o uso excessivo que muitas pessoas vem fazendo.

Segundo os estudos sobre o problema, a interatividade, proporcionada sobretudo pelas redes sociais e as mensagens instantâneas, é a principal responsável por esta dependência crescente que já se caracteriza como patologia, logo, passível de tratamento como já ocorre.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.