quarta-feira, 20 de julho de 2011

Multa gravissima para motoristas que desrespeitarem pedestres

Você sabia que dar preferência ao pedestre não seria uma cortesia ou gentileza do motorista ou uma mera recomendação, como parece quando observamos o trânsito? Conforme o código de trãnsito de 1998, deixar de dar a preferencia ao pedestre na faixa é infração gravíssima – multa de R$191,54. E se a pessoa estiver atravessando uma rua transversal em relação ao veículo, a multa é de R$ 127,69. Como você confere nas imagens abaixo.

Clique na imagem para ampliar
Em função dos 7.007 atropelamentos em 2010, com 630 mortes, e visando reduzir estes índices em 2011, a CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) vai multar, apartir de 08 de agosto, a todos os motoristas que desrespeitarem a prioridade dos pedestres.

Leia: 
Conforme a lei, mesmo que o pedestre esteja atravessando fora da faixa, a prioridade ainda é dele, o que é óbvio, já que nada justifica, o que não raro acontece, o pedestre ser vítima da onipotêcia do motorista que se julga o dono da rua e em plena posse de seus direitos, inclusive o de passar por cima do pedestre descuidado ou distraido.

O mesmo código de trânsito prevê a multa para o pedestre que atravessa fora das faixas, mas, este dispositivo ainda não foi regulamentado, logo não pode entrar em vigor, o que tambem será muito bem vindo.

Fonte: Folha

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.