sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Bases militares na Colômbia e Paraguai. A política de boa vizinhança do “simpático” Obama

A reativação da 4ª Frota no final do governo Bush e agora, as bases militares na Colômbia e Paraguai... do Obama.

Definitivamente o Obama mostra a que veio. É apenas mais um presidente dentro do velho esquema do “sistema de domínio e poder” - eminência parda – que gera e elege presidentes nos EUA: industria bélica, petroleiras & cia. 

A “mídia” internacional, inclusive a mídia (grande) no Brasil, se encarrega de cumprir o “script”. No caso, demonizar o Bush em final de missão e endeusar o “simpático” Obama com a imagem de cara nova e conteúdo conhecido.

Leia artigos relacionados:
As guerras do Obama. Seguindo a “cartilha” do Bush”.
 
O esforço para tentar não sucumbir no novo cenário econômico, senão político – vide China – pode tornar as decisões do ex-império mais agressivas e contundentes. Em tão curto governo, já podemos contabilizar: a Guerra no Paquistão, o enfrentamento e ameaças à Coréia do Norte e Irã, o Golpe Militar em Honduras... É como já dissemos: o Obama esta debutando em alto estilo.

Para fechar, as grandes perspectivas do pré-sal em tempos de esgotamento de reservas de petróleo e crise energética, devem compor este cenário de “invasão” da América do Sul.

E você, o que acha? Faça um comentário e dê a sua opinião!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

4 comentários:

  1. Pois é... E ele ainda quer colocar uma outra base aqui no Brasil... Pode?

    ResponderExcluir
  2. É isso!
    "A raposa perde o pelo mais não perde o vício".
    Eles vão demorar a cair na real e perceber que não estão com esta corda toda para continuarem a dar ordem aos outros.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. poxa faltou falar mais sobre o topico da pagina.. alias, nao entendi porque colocastes um "?" depois do Paraguai.

    De fato, nao fica claro se existem bases no Paraguai ou em que pé esta esta situaçao neste pais.

    Nao vejo mais informaçoes sobre a presença ianque na triplice fronteira hà alguns anos.. se alguem tiver alguma informaçao de outra pagina com infos, agradeço.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Erica!

    Bom o seu comentário e observações.

    De concreto existem as bases
    militares – ampliação para 7 – na Colômbia.

    Existem evidências de que os EUA, com o Obama, tem a pretensão de instalar muito mais bases militares por aqui – América do Sul – como já tem fartamente em muitos países centro-americanos. Pretensões estas que foram frustradas, pelo menos por horas, em função da eleição de governos progressistas, não alinhados com os EUA, como Venezuela, Bolívia, Equador, Argentina e mesmo o Brasil.

    Foi o que ocorreu no Paraguai com a eleição do Fernando Lugo, que frustrou um acordo de intenções (2005), feito com o governo a época – Nicanor Duarte Frutos – de instalação de uma base militar na região próxima a Tríplice Fronteira, tendo, inclusive, autorizado a entrada de sodados norte-americanos (400) que se estabeleceram na base militar paraguaia, Mariscal Estigarribia, todos, os soldados, com status diplomático, ou com imunidades.
    Isso não quer dizer que tenham desistido.

    Daí importância de se manter longe do poder presidencial, partidos como o DEM e PSDB (Serra), pois, no governo FHC, se ventilou a possibilidade de o Brasil “ceder” aos EUA, a Base de Lançamento de Foguetes, em Alcântara, no Maranhão, que é um ponto que estaria nos planos dos EUA, de instalar uma base militar, mais a leste, o que só pode ser feito no Brasil.

    O Obama, disse com todas as letras, em um discurso em Miami, quando ainda candidato a candidato, que se eleito iria resgatar a “influência” dos EUA na região, perdida pelo Bush, segundo ele.

    A interrogação no artigo é como uma reticência, pois, o espaço no blogue é restrito e o propósito é este mesmo: suscitar o questionamento, a reflexão e o debate via comentários.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.