terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Verduras e legumes semi-processados são mais caros e teem qualidade inferior

O aumento na oferta de verduras e legumes parcialmente processados, pelos supermercados, lavados, picados e acondicionados em embalados de isopor e filme plástico, vem na contra mão de um consumo consciente e ecologicamente correto e sustentável.

Apesar de parecer mais prático, ele tem um custo ambiental, e chega a custar 7 vezes mais caro que o produto “in natura”. Isso sem contar com a perda de vitaminas com a oxidação de várias delas depois do corte até o seu uso final. 

Leia tambem:

A perda ambiental fica por conta do aporte adicional de lixo – plástico e isopor – que por centenas de anos irão poluir o meio ambiente, em um cenário onde a reciclagem geral do lixo é, ainda, muito baixa.

O agravante no caso da embalagem é o isopor – poliestireno expandido derivado do petróleo – que não é reciclável em função de seu baixo teor de matéria sólida, 2%, que inviabiliza qualquer processo de reciclagem.

Portanto, ao comprarmos um produto deste tipo, estaremos fazendo um desserviço não só para a nossa saúde e bolso, mas, ao meio ambiente e a vida no planeta. Prefira os produtos “in natura” ou frescos e estará adquirindo mais qualidade e reduzindo a sua pegada ecológica.

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.