quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Produtos ‘locais', o que isto tem a ver com a qualidade de sua alimentação

Inversamente proporcional à grande oferta de alimentos de todo tipo, hoje, é a qualidade destes alimentos. A quantidade de defensivos químicos e aditivos acrescidos em boa parte deles que vai da produção até o supermercado é crescente e preocupante. Logo, optar pelos produtos orgânicos e por aqueles “locais”, além de ficar ligado nos rótulos das embalagens dos industrializados, pode atenuar estes problemas e trazer uma melhor qualidade à sua alimentação.

Na hora de escolher os alimentos, alguns fatores, além do preço, deveriam ser levados em consideração. A grande disponibilidade de alimentos de todo tipo em um supermercado oculta uma questão que é a da qualidade do produto e do seu custo ambiental.

Muitos alimentos veem de muito longe, ás vezes de países distantes, onde são colhidos antes da hora para facilitar a conservação no transporte, o que compromete a sua qualidade, valor nutricional e paladar, e teem uma pegada ecológica pesada e, quase sempre com preço mais alto.


Ao optar por um alimento de produção ‘local’ ou próxima de onde mora, como é o caso de frutas, legumes e verduras, por exemplo, você tem um alimento mais saudável, fresco e ‘mais vivo’ e cheio de energia.

Quanto mais distante, como os importados, mais ecologicamente inadequados e de qualidade mais discutível. Muitos deles são “turbinados” com toda sorte de aditivos e defensivos para não apodrecerem no caminho até a sua mesa.

Pesquise, informe-se e busque um alimento melhor e mais saudável para você e sua família, bem como para o meio ambiente.

Publicado originalmente em Metanoverde

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.