sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vírus derrubou avião e matou 154 pessoas


 Os "arquivos maliciosos" que infestam a rede mundial de computadores ampliam seu poder de destruição

Segundo o jornal espanhol EL País, o acidente com uma aeronave da Spainair, em 2008, que matou 154 passageiros, poderia ter sido evitado se tivesse sido identificada à tempo a contaminação por trojans – que libera portas à infecção e/ou invasão – no computador central da empresa. O computador deveria emitir um sinal de alarme sempre que identifica 3 problemas técnicos nas aeronaves, o que não ocorreu com o avião que caiu, que acumulava três problemas ou avarias, mas não foram registradas pelo computador em função da infecção.

A empresa, no mesmo dia do acidente, emitiu um comunicado interno que indicaria que o sistema estava infectado, segundo o jornal. O acidente que completa dois anos hoje, 20/08/2010, ocorreu na cidade de Bajaras, na Espanha, em 2008.

É um fato novo, que amplia, e muito, a responsabilidade dos “fazedores de vírus” que, entretanto, dificilmente são identificados e punidos devidamente. O cenário é mais grave quando se sabe que na “Guerra Cibernética”, hoje, os próprios governos de muitos países como EUA, China e países da União Europeia, desenvolvem “vírus letais” com o objetivo de atacarem outros países tanto em guerras convencionais como na guerra silenciosa para provocarem "bugs" em sistemas vitais e roubarem informações e/ou segredos tecnológicos convencionais e militares.

Leia artigos relacionados:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.