domingo, 3 de agosto de 2008

A “necessidade” da carne e a produção de alimentos

Existem estudos estatísticos e econômicos que concluíram pela inviabilidade de se continuar com a e reprodução de animais – pecuária – para a produção de alimentos, pois, a produção de alimentos vegetaisproteína – teria uma melhor relação custo-benefício.


Dentro de uma visão otimista, a incorporação de alguns bilhões de pessoas “à mesa”, ou seja, passando a comer com regularidade, com esta onda de desenvolvimento que esta rolando em muitos países mundo a fora, como seria comum e normal, esta provocando uma demanda por alimentos, que as atuais formas de produção terão que ser - e estão sendo – repensadas para atender.

A pecuária é um ponto sensível nesse processo, já que a relação terra/água x produção de proteína, desfavorece a criação de gado, pois, a proteína vegetal ganharia muitas vezes mais em escala de produção, utilizando o mesmo espaço e os mesmos recursos ( água e insumos ).

Como já esta provado que a necessidade do consumo da carne é mais psicológico/cultural que nutricional, o fator não otimista na análise é que, também, em qualquer lugar, se identifica o consumo de carne como símbolo de prosperidade, logo, pra turma que esta chegando agora, a carne, ainda, é um grande objeto de desejo e de consumo, o que deve “melar” os cálculos e previsões econômicas de otimização da produção de alimentos/proteínas.

Leia Artigos Relacionados

2 comentários:

  1. A carne não é somente uma questão cultural, é um fator nutricional sim. A produção de carne se dá conforme a sua demanda mas infelizmente alguns visam somente o lucro e não a sustentabilidade. A questão carne x vegetais é muito discutida tanto em sites de relacionamentos quanto em colunas ou até mesmo pelas ruas. É um dos alimentos que tem extrema importância para a alimentação, essa, que deve ser equilibrada contendo inclusive as proteínas necessárias que, infelizmente, não é oferecida pelos vegetais em quantidades suficientes. Dizer que acabando com o consumo de carne conseguimos terminar com desmatamento ou com efeito estufa (por causa da produção de gás metano pelos ruminantes) é pura balela.
    Deixo aqui minha opinião e agradeço o espaço.
    Cassiano T. (Acadêmico de Zootecnia)

    ResponderExcluir
  2. Olá Cassiano!
    Infelizmente só estou lendo o seu comentário agora.
    Você tem razão quando diz que a criação de gado não tem peso significativo no que se refere ao aquecimento global – produção de metano – e ao desmatamento, mas, quanto à impossibilidade de sua substituição por proteína de origem vegetal, não tenho tanta certeza assim.
    Entretanto o objetivo do artigo é comentar estudos que atestam a impossibilidade de se produzir carne suficiente para atender a demanda crescente por alimento/proteína no planeta, com a continuação e crescimento da criação de gado.

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.