quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Transgênicos e soberania. A Monsanto e a propriedade das terras no Brasil

As sementes transgênicas criadas e ou desenvolvidas pela empresa norte-americana Monsanto, como soja, milho e outros, além das polêmicas conhecidas sobre as conveniências ou não do seu uso para a saúde e para o meio ambiente, ainda trazem outras questões que não são consideradas.

Com a venda das sementes modificadas, a empresa, além do preço cobrado pelas sementes, recebe também “royalties”, que é um percentual sobre a produção final do agricultor ou da empresa agrícola. Esses “royalties”, na realidade, significam na prática, a relativização da propriedade da terra e trabalho, com a cessão de parte dela à multinacional.

Ao utilizar a semente transgênica da empresa Monsanto, o produtor e o país param de reproduzir a sua própria semente, entrando em uma camisa de força de difícil saída. Se comprar e usar a semente, já trás tão grandes controvérsias, o uso do “royaltie” compromete, não só a propriedade, mas a própria soberania nacional.

O Brasil, hoje, já é um dos maiores produtores de alimentos do mundo – o 2º em produção de transgênicos – e esta loteando as tomadas de decisões sobre as políticas na área, remetendo-as as matrizes das empresas, submetidas a outros interesses, leis e governos de seus respectivos países de origem.

Faça um comentário! Dê a sua opinião!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.