domingo, 18 de maio de 2008

The New York Times questiona propriedade brasileira sobre a Amazônia

Rio Amazonas 
Falamos ontem, em “post” no Blog Metanoverde, que você lê aqui, sobre a demissão da Ministra do Meio Ambiente, que o jornal inglês The Independent disse, literalmente, “... que a Amazônia é muito importante, para ficar nas mãos dos brasileiros”.

Hoje, domingo (18/05/08) o The New York Times, em texto: “De quem é esta floresta amazônica afinal?”, onde cita o ex-presidente norte-americano Al Gore, que foi paparicado pela “grande” mídia nacional, quando veio aqui lançar seu livro sobre Aquecimento Global, que disse em 1989: “...ao contrario do que acreditam os brasileiros , a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós”.

Em artigo escrito em Tendências/Debates na Folha de São Paulo (19/02/2007), o sociólogo Hélio Jaguaribe faz uma “denuncia” sobre a Desnacionalização da Amazônia em:” A Perda da Amazônia”, que comentamos e você pode ler aqui. *Vale à pena conferir, pois tem gente que ainda acha que essa conversa é paranóia e/ou mania de perseguição.

Essa história de internacionalização da Amazônia é velha. Existe desde muito antes das preocupações com o meio ambiente, mas com o "olho gordo" que sempre tiveram sobre o imenso patrimônio em recursos naturais, de valor inestimável, que ela contem. A pretexto da demissão da Ministra Marina da Silva, voltaram a mostrar as unhas, que não devem ser de mentirinha.

* A matéria original não esta disponível para o link, o que é uma pena.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.