domingo, 4 de fevereiro de 2018

Mais oportuna impossível: “Papa condena corrupção por "nutrir cultura da morte"

É mais um item dentre aqueles que o papa Francisco elegeu como pontos a serem refletidos e combatidos, como os principais desafios da atualidade, a corrupção.

É um ‘mal’ que parece entranhado na alma do poder, e diante das possibilidades oferecidas ‘por ela’, poucos são àqueles que recusam a ‘oferta’ e embarcam, mesmo que para isso implique em ‘destruir’ a vida, como diz o papa. Embora estejamos vivendo este cenário de forma radical é um fenômeno mundial daí suas preocupações. 

Como disse, aqui no Brasil nós podemos falar de carteirinha, já que parece uma verdadeira instituição nacional embrenhada nas instancias de poder em todos seus níveis e dimensões.

Entretanto, costumamos ‘ver’ a corrupção do outro, aquela coisa grande que sai nos jornais e fazemos vistas grossas para nossos ‘pequenos’ atos corruptos, quando nem sempre os consideramos como tais, logo, o combate começa em nós mesmo, em “nossas oportunidades” no cotidiano no trabalho, em nossa vida.
“Papa condena corrupção por "nutrir cultura da morte"
O papa Francisco condenou nesta quinta-feira com firmeza a corrupção, por ser um processo que "nutre a cultura da morte" e causa escravidão e desemprego, em um vídeo publicado nas redes sociais.

O que há na raiz da escravidão, do desemprego, do abandono dos bens comuns e da natureza? A corrupção, um processo de morte que nutre a cultura da morte", disse Francisco no chamado "vídeo do papa", uma iniciativa com a qual a cada mês aborda o que considera que são os principais desafios da atualidade.

Neste mês, o pontífice dedicou essa gravação ao tema da corrupção, um mal que já rechaçou em diversas ocasiões durante seu pontificado.

Francisco destacou que "o afã de poder e de ter não conhece limites" e assegurou que "a corrupção não se combate com o silêncio".

"Devemos falar dela, denunciar suas doenças, compreendê-la para poder mostrar a vontade de fazer valer a misericórdia sobre a mesquinharia, a beleza sobre a nada", acrescentou.

Por isso, pediu que "aqueles que têm um poder material, político ou espiritual não se deixem dominar pela corrupção".

"O vídeo do papa" é uma iniciativa da denominada Rede Mundial de Oração e foi impulsionado pelo próprio Francisco coincidindo com a realização do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que aconteceu de dezembro de 2015 a novembro de 2016.

Cidade do Vaticano (EFE).

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.