domingo, 22 de outubro de 2017

Seu filho tem/usa tablets e smartsfhones? Vale à pena dar uma olhada

Que os smarts/tablets chegaram para ficar, não temos qualquer dúvida. A dúvida é o que ‘isto’ vai fazer com a cabeça das crianças...

Se a mania já domina plenamente os corações e mentes dos adultos como bem vemos por aí, imagina o estrago que pode provocar na cabeça das crianças... 
Reticências porque os estragos, entre aspas, são ilimitados e em áreas ilimitadas, tanto na vida pessoal como social.

Objetos e situações que até então faziam parte do universo e do imaginário das crianças não mais terão espaços, e o pior, sabe-se lá o que vai substituí-los.
Veja também: 
 - Conselhos básicos, e vitais, para a segurança de crianças e adolescente na internet 
Logo, os pais terão que abrir mão de qualquer ‘veleidade modernóide’ e se ater às ações/valores efetivos que vão sedimentar o universo pessoal de seus filhos.

Estas dicas abaixo para orientar no trato, sobretudo, com a tecnologia é só uma referência, pois a medida exata quem vai determinar é o bom senso dos pais.

     “5 cuidados que você deve ter ao dar tablets e smartphones aos seus filhos

De acordo com o último levantamento do Comitê Gestor da Internet (CGI), 83% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos utilizam smartphones para acessar a internet.

Não é de estranhar o desejo dos jovens por esses aparelhos. Afinal, é possível manter contato com os amigos, acessar aplicativos de entretenimento e até estudar por meio de tablets e smartphones. Nesse cenário, fica difícil para os pais afastar os pequenos de algo tão presente em nossa rotina.

No entanto, é preciso ter em mente que, por mais que os benefícios proporcionados pela tecnologia sejam inúmeros, os riscos também existem. E aí toda a confiança que você tem no seu filho não será suficiente. É preciso se proteger e protegê-lo. Por isso, listamos alguns cuidados que você deve ter ao liberar seu filho para acessar smartphones e tablets.

Proteja o dispositivo!

Antes de qualquer coisa, você deve tomar algumas medidas para manter o dispositivo mais seguro para seus filhos. Por exemplo, você pode bloquear a instalação de aplicativos, a realização de compras nas lojas de apps e até mesmo definir a necessidade de senhas para acesso a determinados aplicativos, como as redes sociais.

Esteja por perto!

Por mais que você confie em seu filho, prefira não arriscar e esteja por perto enquanto ele utiliza essas ferramentas. Mais que uma companhia, você será um exemplo para ele, apontando maneiras mais seguras para que ele faça uso do dispositivo de forma consciente.

Vale a pena, também, acompanhar o perfil de seus filhos nas redes sociais para ver se eles estão sendo vítimas (ou praticando) ciberbullyng.  Trata-se de uma ótima oportunidade para dar uma lição sobre violência moral.

Escolha atividades adequadas à idade deles!

Existem jogos, aplicativos e ferramentas voltados para crianças das mais variadas idades, apenas tome o cuidado de escolher corretamente. Você pode contar com jogos e aplicativos que ajudam a desenvolver as habilidades cognitivas do seu filho ou até mesmo opções de entretenimento.

Incentive o aprendizado!

Nem só de entretenimento é feita a tecnologia. Incentive seus filhos a utilizar os dispositivos como forma de aprendizado e enriquecimento cultural. Baixe livros e audiolivros, assista a filmes educativos com eles e utilize jogos com fins de aprendizado!

Controle o tempo!

Faça o famoso “papel de chato” e estabeleça limites para o uso dos dispositivos por seus filhos. Ainda que essa seja uma atividade que atraia o interesse deles, é preciso lembrá-los de que existem outras possibilidades de entretenimento e aprendizado mundo afora. Ofereça outras tarefas que possam ser realizadas no lugar do uso de smartphones e tablets, como brincadeiras, momentos com a família e os amigos, leituras, entre outras.

Em segurançauol

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.