quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Teori “denuncia” espetáculo midiático em denuncia contra o Lula... Agora, depois das eleições...

Então, ele esperou a confirmação dos resultados da tal arbitrariedade que denuncia agora, após a vitória dos golpistas nas recentes eleições para dar uma de bom moço e ‘ficar bem na foto’.

Se você votou em função do casuísmo da justiça dos procuradores, se é o seu caso, faça bom uso desta informação...

Se você é do tipo desconfiado, tanquilize-se, é notícia do Estadão, um sócio de primeira hora de coisas do tipo – golpes – desde os primórdios...
"Teori diz que procuradores da Lava Jato fizeram 'espetáculo midiático' em denúncia contra Lula
Na apresentação à imprensa, Lula foi apontado como o 'chefe de uma organização criminosa', no entanto, segundo o ministro do STF, 'episódio não é compatível nem com o que consta nos autos, nem com a seriedade que se exige na apuração desses fatos'.

BRASÍLIA - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, criticou nesta terça-feira, 4, a atuação dos procuradores da Operação Lava Jato durante a apresentação da denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em setembro. Para Teori, houve um "espetáculo midiático muito forte de divulgação" em Curitiba. 

Na época, Lula foi apontado pelos procuradores como o chefe de uma organização criminosa. "Essa espetacularização do episódio não é compatível nem com o que consta nos autos, nem com a seriedade que se exige na apuração desses fatos", disse o ministro. 

A fala do ministro foi feita durante a sessão da Segunda Turma que negou pedido apresentado pela defesa de Lula para retirar do juiz federal Sérgio Moro três inquéritos que apuram possíveis irregularidades cometidas pelo ex-presidente.

Para Teori, os procuradores da Lava Jato "deram a entender" que estariam investigando a organização criminosa por trás do esquema de corrupção da Petrobrás, o que não consta na denúncia apresentada pelo Ministério Público.

"Nós todos tivemos a oportunidade de verificar há poucos dias um espetáculo midiático muito forte de divulgação, se fez lá em Curitiba, não com a participação do juiz, mas do Ministério Público, da Polícia Federal, se deu notícia sobre organização criminosa, colocando o presidente Lula como líder dessa organização criminosa, dando a impressão, sim, de que se estaria investigando essa organização criminosa (em Curitiba)", comentou o ministro.

Teori destacou que o fato já é alvo de investigação no STF - há um inquérito em tramitação no Supremo que investiga a formação de quadrilha no esquema de corrupção da Petrobrás. "Aquilo que foi objeto de oferecimento da denúncia efetivamente não foi nada disso. Então realmente houve esse descompasso. Na verdade, se houvesse reclamação (por parte da defesa de Lula), deveria ser contra esse episódio (da apresentação da denúncia pelos procuradores), não contra aquilo que conta nos autos", disse Teori.
  
Decisão. Nesta terça-feira, a Segunda Turma do STF rejeito um recurso apresentado pela defesa de Lula e manteve as investigações de três inquéritos contra o ex-presidente com o juiz federal Sérgio Moro. A defesa do ex-presidente alegava que Moro "usurpa" a competência do STF pois estaria apurando fatos envolvendo um esquema de corrupção na Petrobrás que já são alvos de investigação pela Corte.

O ministro ressaltou que, caso a reclamação de Lula fosse acolhida pelo STF, seria preciso concentrar na Corte todos os inquéritos e ações penais em curso que envolvem fatos relacionados ao recebimento de propina no esquema de corrupção instalado na Petrobrás, o que prolongaria o andamento da análise dos processos.

"Nós teríamos aqui provavelmente uma ação penal envolvendo não só pessoas com foro por prerrogativa de função, mas provavelmente várias centenas de réus. Se nós demoramos aqui seis meses para julgar uma ação penal envolvendo 30 e poucos acusados, imagina o que se ocorreria com uma ação penal envolvendo 500
ou 600 ou acolá. Isso é absolutamente inviável", afirmou Teori. 


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.