quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Como dar um trato – turbinar – em sua memória “fraca”


Este lance de memória, memória fraca, a bem da verdade, não é uma coisa tão rara assim. E muito menos estaria sempre associada à idade como muita gente acha ou acredita.

O fato é que ela “pode atacar” em qualquer idade. É isso! Tem alguns fatores que contribuem, e muito, para que aconteça, sem escolher cara ou idade.

Tem ainda a contribuição das modernidades, quando não existe um interesse em se memorizar nada, já que o celular modernóide – que só falta andar – faz tudo e até avisa o dia/hora dos compromissos. E com isso quem dança e a velha e fiel memória.

Mas, se anda questionando, e preocupado com o desempenho da sua, a sua memória que não anda lá essas coisas..., não custa dar uma olhada nas dicas abaixo e dar um trato nela.
 - Troque o anel de mão
Relacionar o que você acabou de ver a um objeto ou situação ativa a lembrança. É só ligar um pensamento a outro. Aquela história de amarrar uma fitinha no dedo ou inverter o anel também funciona.
 - Cultive as amizades
O isolamento social tem efeito indireto na cognição e na memória. Além disso, a solidão é fonte de estresse para o cérebro. Tenha sempre amigos por perto.
 - Dance
Se mexer de acordo com o ritmo é uma boa opção para exercitar a memória. Movimentos com os quais você não está acostumada a realizar no dia a dia estimulam os circuitos neurais. A novidade desenvolve o aprendizado e as lembranças.
 - Coloque ordem em casa
Crie uma rotina. Organize-se e guarde as coisas sempre no mesmo lugar. O cérebro aprende, sem você se dar conta, que aquele é o local das chaves ou da escova de cabelo.
 - Leia
Mergulhar em um livro é um dos melhores exercícios para trabalhar a memória. Mas é importante usar a atenção nessas horas. Escolha o ambiente e o horário mais propício. Desligue a televisão e o computador, e boa leitura.
 - Relaxe
A maioria das pessoas não consegue se concentrar e prestar atenção em momentos de tensão. Tirar a preocupação da cabeça e relaxar abre espaço para guardar outras informações.
 - Durma mais
Durante a noite o cérebro se ocupa com o processamento das informações coletadas ao longo do dia. Sete ou oito horas de sono todas as noites são suficientes para que ele filtre e ordene os acontecimentos.
 - Abrace os sentimentos
Você sabia que as emoções intensificam as memórias, mesmo aquelas mais simples, como onde deixou a caneta? Então, nada de reprimir a vontade de abraçar alguém ou até de chorar quando bater aquela vontade.
 - Exercite o cérebro
Treinar a cachola aumenta a probabilidade de armazenar informações e impede que elas sejam substituídas por novas memórias. Um bom exemplo é repetir algumas vezes o nome de uma pessoa a quem acabou de ser apresentada.
  - Medite
A prática melhora diversas funções cognitivas. O ato de esvaziar a mente e refletir sobre um objeto em especial, ativa a concentração e por isso tem efeito positivo sobre a memória.
Com informações de corpoacorpo

Publicado originalmente em Como fazer você mesmo

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.