sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O mundo invertido de Temer ou a tranqueira que se aboletou no Planalto


É mais do que um pesadelo, já que mesmo nos piores a gente acaba acordando, mas, pelo visto este não tem garantia de ‘acordamento...’

Mesmo na calada da sua consciência, se é que isto, efetivamente, exista na moleira de muitos, a coxinhada vem caindo na real e percebendo em que canoa furada entrou – e nos levou junto – mas, esperamos que tudo se resolva na votação do Senado/STF e todos acordemos desta coisa tenebrosa que já está aí a todo vapor, e, que pelo andar da carruagem ainda vem muita m... pela frente.

E nós, os “conscientes” estamos fazendo o que?
"O mundo invertido de Temer
No vale das sombras do vice em exercício, os programas sociais dedicados aos estudantes devem virar fumaça, como em uma experiência científica de garotos

Bem-vindo ao mundo das coisas estranhas. A equipe da propaganda oficial, com a mãozinha generosa de parte da mídia nativa, tenta, desesperadamente, “humanizar” — sim, o verbo publicitário é este ai — o vice em exercício.

No peito de um cacique do PMDB também bate um coração? Tarefa medonha para os marqueteiros neste momento em que os humanos tentam superar seus limites olímpicos nos jogos do Rio.

Michelzinho, 7, o primogênito, tem feito o que pode nessa missão impossível — de pitaco sobre a marca publicitária “Ordem e Progresso” a pagar o mico, diante dos coleguinhas de sala de aula, ao dramatizar com o papai um encontro “casual” e corriqueiro na porta da escola.

Os publicitários interinos serão obrigados a ler muito Isaac Asimov, Arthur C. Clarke e ver os filmes clássicos de ficção científica durante esse projeto de humanização do Temer. Sorte, moçada, nessa lida, mas a literatura não registra casos de conversões de mutantes peemedebistas.

Monstro sem face

Corra, marqueteiro, corra, antes que a gente descubra o mundo invertido, como na série americana Stranger Thinks (obra produzida pela Netflix), do Palácio do Planalto. Dificil humanizar um monstro sem face.

Ah, essa terra ainda vai cumprir seu ideal, ainda vai tornar-se uma imensa Hawkins tropical. Os fãs do seriado que nos digam. Bem-vindo ao vale das sombras.

No mundo invertido de Temer, que está bem abaixo dos nossos olhos — e muitos humaníssimos brasileiros ainda não veem — a aposentadoria será concedida pela Velha da Foice e a carteira assinada, aquele passaporte de uma certa dignidade antiga, enfeitará a vitrine do museu da sucata trabalhista.

No vale das sombras do vice em exercício, os programas sociais dedicados aos estudantes devem virar fumaça, como em uma experiência científica de garotos. A política cultural, mire-se no desmonte da Cinemateca de SP, idem ibidem, será apenas uma nota de rodapé nos livros de curiosidades históricas.

Corra, menino, corra. O monstro do mundo invertido ainda não revelou a sua verdadeira face. Imagina quando estiver realmente disfarçado de humano na propaganda oficial! Será mais assombroso que um papa-figo, a perna cabeluda do Recife, um chupa-cabra, a loira do banheiro, o velho do saco e tantas outras lendas urbanas.

Xico Sá, escritor e jornalista, comentarista no El Pais

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.