sábado, 26 de março de 2016

Posse da TV Globo pelos Marinhos é resultado de fraude. Confirma documento do Ministério das Comunicações

É um dos motivos de tanta virulência – seria mais do que o normal, porque já que tem história na área? – contra o que está ocorrendo no Brasil, queiram ou não os coxinhas, graças ao governo Dilma, a onda de investigações que não vem poupando ninguém.

 Leia também: Um detalhe interessante que deve estar turbinando, mais ainda, o golpe da Globo. O fim da concessão

Logo, como a globo, não é “ninguém”, mas é um peixe muito grande que pode cair em uma rede eventual se esta onde de denúncias prosseguir, ela já está se prevenindo com a tentativa de deter, ou amaciar, a coisa, destituindo a Dilma e recolocando um governo fantoche em seu lugar, amaciando, também, o furor investigativo de um Lava-Jato, por exemplo, que, “logo logo” sai do controle…

É um dos seus motivos. Outros estão além fronteiras.
"O Império de Roberto Marinho foi montado com base em apropriação indébita
Ao acompanhar o processo judicial contra Roberto Marinho, seus filhos e a TV Globo, envolvendo a suposta compra da TV Paulista S/A (hoje, TV Globo de São Paulo, antes controlada pela família Ortiz Monteiro), inicialmente eu estava convencido de que o dono da Organização Globo teria agido de boa-fé em 1965 e fora ludibriado por assessores de confiança.

Situação idêntica e traumática teria vivido seu pai, Irineu Marinho, que teve o jornal “A Noite” negociado com prejuízo e à sua revelia por seus sócios entre 1913 e 1925, como bem relatado no livro biográfico escrito por Pedro Bial. Por isso, fiquei na dúvida, achando que esse antigo golpe contra a família Marinho poderia ter se repetido no caso da compra do canal 5 de São Paulo.

Contudo, reconheço hoje que me enganei, porque o próprio Ministério das Comunicações, 50 anos depois, oficialmente acaba de fornecer uma informação que permite desmentir as alegações de Roberto Marinho perante a Justiça.

Falsa “compra e venda”

Marinho afirmou que em novembro de 1964 o executivo Victor Costa Junior, diretor da TV Paulista, na condição de único herdeiro de Victor Costa (falecido em dezembro de 1959), teria lhe vendido o controle da sociedade anônima da emissora (52% do capital) por 3,75 bilhões de cruzeiros, que equivaliam a US$ 2 milhões, uma fortuna na época.

No contrato, cuja cópia foi anexada por Marinho ao processo judicial, estava assinalado que os bens supostamente deixados por Victor Costa, incluindo as ações da Rádio Televisão Paulista S/A, se encontravam em inventário no Fórum de São Paulo, e as referidas ações seriam transferidas a Marinho tão logo fosse homologada a adjudicação dos bens a Victor Costa Júnior, o que deveria ocorrer no início de 1965. Há exatos 50 anos.

Acontece que o contrato não tinha a menor validade, porque infringia a legislação sobre transferência de controle de emissoras de TV, que exigia (e até hoje exige) prévia aprovação do governo federal. Marinho jamais pediu essa prévia e indispensável aprovação.

Além disso, a obrigatória transferência das ações jamais se efetivou, porque Victor Costa (pai) nunca fora dono de uma única ação da TV Paulista S/A. O inventário de seus bens, conduzido pelo mesmo advogado que representou Roberto Marinho no ato de suposta compra da emissora, arrastou-se por mais de 20 anos, de propósito e por desinteresse, já que não havia impugnação alguma. O inventário só foi concluído em 1986, sem que as anunciadas ações da TV Paulista S/A dele constassem.

Continue lendo, aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.