quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Já que não sai por aqui, Lula é destaque em edição especial do jornal espanhol El País

Dentre as informações relevantes salientadas pelo jornal espanhol sobre o governo Lula, uma delas merece uma observação particular. É no gráfico acima. Não obstante o nosso interesse, e acreditamos ter certa informação sobre o período Lula, um gráfico assim facilita muito as coisas, sobretudo, para quem ainda duvida da ênfase que o Lula deu a alguns pontos de seu governo, como pode conferir, também, outros nos gráficos abaixo.

Entretanto, neste acima, dá para perceber a ênfase que FHC, o professor “uspiano” – entre aspas porque ele deixou pouco (nada) por lá – dá a educação em seu governo. Basta dar uma olhada no período que vai até 2002 e verá o quanto o tal professor investiu em educação – nada – investimentos que, conforme o grafico já vinha caindo pelas tabelas desde o seu primeiro mandato.

A “estabilidade na queda” só deve ter ocorrido no 2º período, provavelmente, porque “não queria ficar tão mal na foto”, assim, ao sair, já que, praticamente, saiu pelas portas do fundo.
"Lula é destaque em edição especial do jornal espanhol El País
O texto, publicado em 29 de dezembro de 2015, elenca as inúmeras conquistas e fatos marcantes dos dois mandatos do petista na Presidência do Brasil.

O jornal espanhol El País destaca a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reportagem especial em comemoração aos 40 anos do veículo. O texto, publicado em 29 de dezembro de 2015, elenca as inúmeras conquistas e fatos marcantes dos dois mandatos do petista na presidência do Brasil.

Na matéria “O Brasil de Lula”, o redator do El País no Brasil, Juan Arias, afirma que o ex-presidente brasileiro “chegou causando medo” no mercado financeiro, mas surpreendeu ao escolher como vice-presidente o empresário José Alencar (falecido em 2011) e tranquilizou a todos com a “Carta ao povo do Brasil”.

Ao prometer fazer uma “política econômica ortodoxa”, afirma o jornalista, Lula governou com “forte compromisso social” e conseguiu tirar da miséria mais de 40 milhões de pessoas, ao mesmo tempo que fez crescer o emprego e domar inflação.

“O que a história não deixará de reconhecer é que Lula foi o primeiro que fez a grande massa de pobres, anônima, sem cidadania, sempre na sombra, levantar a cabeça para dizer ‘eu existo’”, declara.

Ao ressaltar que Lula propiciou ao Brasil uma transformação econômica e social sem precedentes, que transformou o País em uma potência, a publicação mostra uma seleção de reportagens marcantes sobre a Era Lula.

“Lula se tornou o presidente mais popular se seu país. Com ele no poder, foi erradicada da pobreza, a classe média trabalhadora foi consolidada e o Brasil foi colocado em uma posição reconhecida internacionalmente”, pontua.

Via Agência PT
 
Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.