terça-feira, 8 de setembro de 2015

Donos dos jornais estão enterrando o jornalismo, mas garantem o saldo bancário



Aqui em casa tem a assinatura de um jornal local tradicional, do tipo que faz coro com os ‘grandes’, que se mantém, pelo menos aqui em casa, graças à revista ‘caras’ que vem junto, que ‘distrai’ uma senhora de seus quase 90 anos.

Nas vezes em que dou uma olhada para ver notícias locais, só pelas manchetes dá para ver que o autor do artigo abaixo tem toda razão. 

É um processo autofágico onde a justificativa ou motivo seria, provavelmente, os subsídios que recebem para lustrar a imagem do governo local, o Alckmin e seu partido, e para isso a Dilma aparece com frequência sempre com manchetes em letras vermelhas logo no alto à esquerda da primeira página (o local onde o ‘olho chega primeiro’). Deve ser conhecido na redação como “o espaço da Dilma”.

A aposta deve ser em uma quebra no esquema político institucional, via o improvável ‘impeachment’, e o reinício de um reinado psdbista que garantiria os estoques de caixas mais gordos, a troco da perpetuação da alienação de seus cada vez mais raros, e idosos, leitores. Sabe-se lá até quando!

    "No dia em que o jornal O Globo protagonizou mais um profundo corte de pessoal na empresa, desempregando pelo menos duas centenas de pessoas entre jornalistas e área comercial e administrativa, o jornalista Mário Marona escreve contundente artigo em que aponta os verdadeiros responsáveis pela crise e perda de credibilidade dos jornalões: os empresários e seus estrategistas. 

O título remete à expressão J'Accuse, célebre artigo escrito por Émile Zola em 1898, em que o escritor cobrou do presidente da França a libertação do oficial Alfred Dreyfus, vítima de uma grande injustiça judicial.

EU ACUSO!

"Aos donos dos jornais e seus estrategistas:

Na última década e meia vocês destruíram de maneira sistemática a credibilidade das empresas que dirigem e condenaram o jornalismo a um período de degradação só comparável aos tempos da "imprensa marrom" dos anos 50.

Na última década e meia vocês tentaram matar a reportagem e trabalharam de forma metódica contra seus próprios veículos, expondo-os ao ridículo perante os leitores e assinantes, muitos dos quais decidiram abdicar de hábitos antigos para procurar alternativas na internet.

Na última década e meia vocês interditaram seus veículos à presença de articulistas e colunistas moderados, isentos ou progressistas, optando por entregar praticamente todos os seus espaços de opinião a jornalistas e especialistas facciosos, grosseiros, deselegantes, manipuladores e mentirosos, quando não assumidamente golpistas.

Vocês - donos e estrategistas - estão enterrando o jornalismo.

Vocês são responsáveis pelo empobrecimento de suas empresas.

Vocês são os únicos culpados por demitir dezenas e dezenas de bons profissionais a cada passaralho.

Assumam sua responsabilidade perante a história do jornalismo brasileiro.

Por Mario Marona, em jornalggn

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.