terça-feira, 25 de agosto de 2015

Alunos em SP são orientados a levar água de casa e 'segurar xixi'. É o alckmin!

A ignorância, sim, mas, a leseira, não! É não tem cura! Tenho visto gente por aqui (SP) que continua atribuindo a culpa pelo problema da água em São Paulo a São Pedro.  Pode? Então, e pode ter certeza que são pessoas que se acham ‘por cima da cocada preta’ em termos de informação e consciência política’.

Até a ONU já acusou o governo alckmin de responsabilidade – com ‘ir’ antes – sobre o problema de desabastecimento, mas como todo bom fiel, da globo/jn, o desgoverno alckmin pode contar com eles – e seu voto – eternamente.

     "Alunos são orientados a levar água de casa e 'segurar xixi' em escolas afetadas pela crise de abastecimento em SP

Desde 2013, escolas paulistas sofrem com a crise reconhecida recentemente pelo governo do estado; 'Tem dias que eles são dispensados. A gente mal é avisada se vai ter reposição depois ou se ficarão com falta', diz mãe de estudantes.

Na saída da turma da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Enéas Carvalho de Aguiar, na Vila Sabrina, zona norte de São Paulo, mães e avós esperavam seus filhos e netos. Era final de junho, última semana antes das férias, e elas tinham uma reclamação na ponta da língua: a falta de água constante na escola. Márcia Brito, mãe de uma aluna do 3 ano e avó de um aluno do 5, era das mais indignadas. “Tem dias que eles são dispensados. A gente mal é avisada se vai ter reposição depois ou se ficarão com falta.  Os dois reclamam do fedor no banheiro e contam que às vezes a professora pede para segurar o xixi. Não é um absurdo?”

 Talita Carrara, aluna no 9 ano do Ensino Fundamental 2, que funciona à tarde, se queixa da mesma situação: “Tem dias que não temos aula porque ninguém consegue ficar aqui, o cheiro é muito forte”.

A escola adotou medidas emergenciais, como pedir que os alunos tragam garrafinhas de água potável e servir a merenda seca, ou seja, composta de alimentos que não precisam ser cozidos, como biscoitos ou bolos prontos. Refeição inadequada à saúde e ao desenvolvimento das crianças, conforme explica a nutricionista Lígia Henriques: “Há risco de constipação intestinal e obesidade e desnutrição, pois são alimentos pobres nos nutrientes necessários na infância”.

O caso da Vila Sabrina não chega a ser exceção na periferia da cidade de São Paulo, apesar da insistência do governo em negar a crise de abastecimento, que se arrasta desde 2013, e apenas neste mês de agosto foi reconhecida em portaria pelo governo do estado. Não há previsão de melhora: o arrefecimento causado pelas chuvas de verão não recuperou o nível das represas, embora tenha ajudado a afastar o assunto do noticiário e das comunicações oficiais da Sabesp.

O fato é que nem todos sentem a crise da mesma forma, como disse Maria Izabel Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) diante das sucessivas negativas oficiais da existência de problemas de abastecimento de água na escola: “Nunca vi uma gestão tão mentirosa como essa. Aqui no centro pode estar tudo bem, mas as periferias vivem racionamento e as escolas de lá estão sofrendo com isso”.

Durante a última greve dos professores no estado, encerrada em 15 de junho último, a Apeoesp fez uma campanha chamada “Sem água, São Paulo para” e recolheu denúncias de educadores sobre a falta de água em seus locais de trabalho.

Continue lendo aqui.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.