sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O que é, mesmo, imposto para você. Veja um caso exemplar de imposto como pressuposto vital para a democracia

O imposto é um palavrão quase sempre identificado como uma espécie de estelionato cometido pelo Estado contra os cidadãos, sobretudo para aqueles que fazem parte da “grande indústria” de notas frias e sonegação de impostos, sobretudo de renda, que permeia os setores mais “reclamadores e indignados”, quando os vemos posarem de vítimas e “sustentadores” do governo e, o que é pior, são os anticorrupção  mais convictos e que arrotam suas indignações aos sete ventos posando de honestos e bons cidadãos. 

Neste artigo abaixo vai ter uma ideia de que os impostos são um instrumento, aliás, o instrumento, da democracia para que um governo de fato, minimamente eficiente e justo seja possível. 

      "Em sueco, a palavra ”skatt” tem dois significados, que no juízo apressado de um forasteiro podem parecer conceitos tão distantes entre si como o céu e o inferno: ”impostos” e ”tesouro”.

Mas como qualquer espantado alienígena constata ao chegar à Suécia, o termo ”impostos” tem por aqui uma conotação visceralmente positiva. Na lógica da maioria dos suecos, assim como dos demais povos da Escandinávia, os tributos são o preço justo que se paga por uma sociedade mais humana, igualitária e harmônica – e por isso menos violenta. Mesmo quando se cobra, como é o caso escandinavo, um dos impostos mais elevados do planeta.

O pensamento escandinavo é uma esfinge de enigma quase indecifrável para muitos povos. A começar pelos seguidores do credo americano de que, quanto mais baixos os impostos, melhor. 

Continue lendo...  

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.