terça-feira, 8 de outubro de 2013

Enade mostra avanço no desempenho dos cursos de nível superior



É uma boa notícia, sobretudo porque coisas assim são ignoradas pela mídia de sempre, ou quando isso não é possível, são distorcidas, quando se editam os fatos e dados na tentativa de minimizar o sucesso ou se tenta ressaltar eventuais pontos negativos ou não tão bons assim, que possam manchar ou mesmo anular os bons resultados como um todo. 
 
Foi o caso relatado aqui, sobre os resultados do PNAD, do IBGE, distorcidos de maneira tão radical e até grosseira pela Folha, que recebeu comentários críticos do seu próprio ombudsman, no que parecia ser um pedido antecipado de demissão, como pode ver no link abaixo. 

Ombudsman da Folha pode ter tido sinceridade suicida

 É que notícias assim atestam o valor e o acerto de medidas do governo federal, um “desafeto político”, o que é uma excrescência em termos de atividade regular de mídia que se preza, fazendo o papel de um panfleto partidário a soldo de partidos oposicionistas ao governo.
"Sete em cada dez cursos de instituições de ensino superior avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tiveram notas superiores a três, em uma escala que vai até cinco. De acordo com o balanço apresentado hoje (7) pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado indica um avanço em relação ao ano de 2009, quando esses três conceitos foram conquistados por menos de 50% desses cursos.
Entre os dois anos, a proporção de cursos com conceito 3 subiu de 37,8% para 43,9%; com conceito 4, de 9,7% para 19%; e com conceito 5, o mais alto, de 1,0% para 5,4%. Segundo o Ministério da Educação, as notas a partir de 3 são consideradas satisfatórias.

O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades de cálculo, já que uma mesma instituição pode ter mais de um curso na mesma área.

A nota individual do aluno não é divulgada. A comparação foi feita com os dados de 2009, porque os cursos são avaliados a cada três anos. Segundo o MEC, as notas individuais de cada curso avaliado no Enade 2012 estarão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a partir das 17h de hoje.

No ano passado, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.