quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Aécio descobriu o óbvio. Diz que discurso da Marina é o do PSDB


Uma coisa interessante no discurso de Marina sobre um “novo jeito” de fazer política, faz parecer que ela “caiu do céu”, ou coisa do gênero, já que está fazendo política a 26 anos, do jeito que agora parece negar. Então, o que aconteceu de só agora ela achar que seria possível fazer algo “diferente”? Passou por alguma “lavagem cerebral” para limpar o velho jeito que adotara até então?

O Aécio, que surpreende pela acuidade política e analítica, o que não é do seu feitio, acha que matou uma charada que só parece novidade pra ele: que a Marina está com o mesmo discurso deles, tucanos, em termos econômicos. Ou seja, o mesmo jeito de fazer e governar que quer remontar a um passado recente no governo do FHC/PSDB.

Um fato interessante que ajuda a explicar a extrema submissão do ideário do PSDB, e, pelo visto, da Marina, aconteceu no governo FHC.  O chanceler do Brasil em seu governo, Celso Lafer*, a maior autoridade do Brasil nos EUA, como representante do governo, que tinha imunidade diplomática como todos de qualquer país, na função, tinha o “espírito de vira-latas” e de subserviência tão forte, que tirou os sapatos em aeroporto de Miami, em 31/01/2002, a mando de um subalterno da segurança, para ser revistado. Pode?
Leia, na Folha:
Segurança nos EUA faz Lafer tirar sapato
Então, este é o jeito tucano de se relacionar com os seus senhores. É o símbolo acabado da visão do governo Fernando Henrique Cardoso em sua relação com os EUA. Este, portanto, é o sonho a resgatar de todos no PSDB, e pelo visto é o que pretende a Marina, ou seja, reabilitar a subserviência do Brasil aos interesses dos EUA, ou dizendo de outra forma, uma “colônia pós-moderna” dos EUA por aqui. 

 O mentor e financiador de Marina, mesmo sem o tal Rede, é o Itaú, que embora tenha sede por aqui e que no papel seria brasileiro, é, na realidade, um representante por aqui dos interesses do grande capital multinacional sem pátria, e está se lixando para o Brasil e o povo brasileiro. Ele, o Itaú, na figura de sua herdeira, Marcela Setúbal, não está nessa com a Marina por patriotismo ou filantropia, com certeza!

*Celso Lafer é um comentarista “privilegiado” de política internacional em programas do Globo News. Se você assiste ao canal já deve ter visto ele por lá com sua pose de vira-latas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.