segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Investimento no ensino básico cresce, e não ‘gasto’ como diz o título, na Folha

 Gasto por aluno do ensino básico cresce...”, na Folha

Título enfatiza “gastos” com o ensino básico, para quem só lê manchetes, o que é uma coisa ruim, ou passa uma imagem ruim, mas, para quem se dá ao trabalho de ler o texto, o que não deve ser lá muita gente, vai ver que, na verdade, a palavra correta é “investimentos”, o que é uma coisa não só boa, mas, muito desejável.

Já comentamos aqui antes em como um título pode induzir o leitor apresado – de títulos – a tirar conclusões equivocadas, e que esta é a verdadeira intenção de quem escreve, seguindo a orientação da mídia, é claro, do jornal, que, quando não pode omitir uma noticia boa sobre o governo, pelo menos alivia, mentindo no título ou manchete, pois sabe que muita gente não vai além disso em sua passada de olhos pelas noticias. E o caso não é só da Folha.
Leia: Como um titulo pode revelar bem mais do que o conteúdo do texto
É o que pode comprovar em texto, no link, quando, por mais má vontade que a coluna da Folha tem, não pode esconder o grande ganho em investimentos na área, inéditos, segundo ela, feitos nos últimos anos, desde o governo Lula, em 2005, e ainda pouco divulgado, como pode ver neste trecho:

“A expansão das despesas foi impulsionada pelo Fundeb (Fundo da Educação Básica), uma das principais inovações da administração petista. Além dos repasses obrigatórios ao fundo, o governo Dilma também elevou as verbas para convênios com Estados e prefeituras.”

A mídia está cheia disso. É mais um exemplo de como não devemos nos limitar, ou contentar, com o título de uma noticia ou informação, se ela tem alguma relevância para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.