sábado, 10 de agosto de 2013

Rico e poderoso, país não garante direitos fundamentais de mulheres e crianças. Sabe de quem estamos falando?


É interessante e oportuna uma reflexão sobre estes dois tópicos, pois, o momento pelo qual passa o país, o Brasil, é claro, estamos em pleno processo de repensar a saúde pública, não porque não a temos, mas, porque sabemos da necessidade e urgência de aperfeiçoar o sistema que temos. Portanto, dar uma olhada nestes dois itens, (4 e 5) e no link abaixo, sobre outros tópicos, nos ajuda a nos situar melhor na questão, e, porque não, no mundo, neste momento em que estamos vivendo, de luta pela melhoria das instituições do país e aperfeiçoamento da nossa democracia.

2. 22% das crianças vivem abaixo do limiar da pobreza.

Calcula-se que cerca de 16 milhões de crianças que vivam sem “segurança alimentar”, ou seja, em famílias sem capacidade econômica para satisfazer os requisitos nutricionais mínimos de uma dieta saudável. As estatísticas provam que estas crianças têm piores resultados escolares, aceitam piores empregos, não vão à universidade e têm uma maior probabilidade de, quando adultos, serem presos.

4. O único país da OCDE que não oferece qualquer tipo de subsídio de maternidade.

Embora estes números variem de acordo com o Estado e dependam dos contratos redigidos por cada empresa, é prática corrente que as mulheres no país não tenham direito a nenhum dia pago antes ou depois de dar à luz. Em muitos casos, não existe sequer a possibilidade de tirar baixa sem vencimento. Quase todos os países do mundo oferecem entre 12 e 50 semanas pagas em licença maternidade. Neste aspecto, faz companhia à Papua Nova Guiné e à Suazilândia.

5. 125 pessoas morrem todos os dias por não poderem pagar qualquer tipo de plano de saúde.

Se não tiver seguro de saúde (como 50 milhões de habitantes não têm), então há boas razões para temer ainda mais a ambulância e os cuidados de saúde que o governo presta. Viagens de ambulância custam em média o equivalente a 1300 reais e a estadia num hospital público mais de 500 reais por noite. Para a maioria das operações cirúrgicas (que chegam à casa das dezenas de milhar), é bom que possa pagar um seguro de saúde privado. Caso contrário, o país é a terra das oportunidades e, como o nome indica, terá a oportunidade de se endividar e também a oportunidade de ficar em casa, torcendo para não morrer.

Se quiser conferir, clique aqui.

 Obs. Os textos originais dos três tópicos acima foram levemente alterados para que a “brincadeira de adivinhação” pudesse ser feita.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.