domingo, 7 de julho de 2013

Governo brasileiro pede explicações aos EUA sobre o monitoramento de milhões de e-mail de brasileiros


Ministro das Relações Exteriores,
 Antonio Patriota
As suspeitas sobre o monitoramento fora das fronteiras dos EUA já existiam, como atesta o pedido de explicações do governo alemão ao B. Obama, mas, com a publicação de documentos que estão sendo revelados, via The Guardian, pelo O Globo, o governo brasileiro pede explicações formais ao governo dos EUA, onde o “simpático” Obama já começa a se caracterizar como o pior governante daquele país, não só para os de fora, fazendo o famigerado G. Bush parecer uma criancinha inocente.
Depois das denúncias de Snowden, governo brasileiro quer saber, oficialmente, se brasileiros são espionados e monitorados. O Ministro Antonio Patriota fez declaração à imprensa, sobre esta denúncia de espionagem contra cidadãos brasileiros por parte de agências de inteligência norte-americanas.

Leia: EUA espionaram milhões de e-mails e ligações de brasileiros

Patriota declarou que o governo recebeu com ‘grave preocupação’ a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas de cidadãos brasileiros seriam objeto de espionagem, afirmando que solicitou esclarecimentos ao governo norte-americano por intermédio da Embaixada do Brasil em Washington, assim como ao Embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

Segundo a declaração de Patriota, o governo brasileiro promoverá, no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT), em Genebra, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações. Patriota afirmou que o Brasil lançará nas Nações Unidas iniciativas que permitam coibir abusos e impedir invasão de privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação, com normas claras definidas sobre o comportamentos dos Estados na área de informação e telecomunicações, para garantir segurança cibernética, de forma a proteger os direitos dos cidadãos e a soberania de todos os países. (Jornal GGN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.