domingo, 7 de julho de 2013

Médicos estrangeiros começam a chegar em agosto. Entenda o porquê das reações contra

A reação da CFM (Conselho Federal de Medicina) contra a vinda de médicos estrangeiros vai alem do puro corporativismo que a caracteriza, é, sobretudo, o temor do sucesso da concepção cubana de medicina que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas, sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde. Não é à toa que os médicos cubanos são responsáveis pelos melhores índices de saúde do Continente.

Se em vez de optar por “Curtir” ou “Compartilhar” os clichês que visam à emoção e endossam a desinformação e o preconceito, clique aqui, e veja o que realmente está por traz de tanta reação contraria. Só para se ter uma ideia, sabia que a remuneração para os médicos que se disponham a trabalhar nas áreas mais isoladas é bem maior do que aquela que recebem nos grandes centros? Em algumas regiões estes salários vão de 20 a 30 mil reais por mês. Então, não é “o dinheiro” que está faltando... 

Tem ainda uma informação que deve ajudar a entender a situação. O Reino Unido tem um efetivo de mais de 40% de médicos estrangeiros trabalhando normalmente, é também o caso dos EUA com 25%, Canadá 22%, Austrália 17%, enquanto no Brasil é de 1,7%. E aí, qual o demérito em receber profissionais estrangeiros?

Apesar das reações infundadas, corporativistas e antinacionais, mesmo, já que criam obstáculos a regularização e melhoria da saúde da população, a primeira leva de médicos estrangeiros começa a chegar ao país em agosto, 4 mil profissionais, de um total de 10 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.