quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cypherpunks - Liberdade e o futuro da internet. Um alerta sobre o que nos espera


O Julian Assange, para quem não se lembra, é um jornalista e ciberativista que mantém o site WikeLeaks, que, em 2010, divulgou documentos sobre as atividades ilícitas das embaixadas dos EUA e sobre possíveis crimes de guerra cometidos na Guerra do Afeganistão e na Guerra do Iraque pelo Exército dos Estados Unidos. Atualmente está exilado na embaixada do Equador, em Londres, para não ser preso e deportado para os EUA.
“Este livro não é um manifesto.
Não há tempo para isso.
Este livro é um alerta.”
- Julian Assange
Apesar de a internet ter possibilitado verdadeiras revoluções no mundo todo, Assange prevê uma futura onda de repressão na esfera on-line, a ponto de considerar a internet uma possível ameaça à civilização humana.

O assédio ao WikiLeaks e a ativistas da internet, juntamente com as tentativas de introduzir uma legislação contra o compartilhamento de arquivos, caso do Sopa (Stop Online Piracy Act) e do Acta (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), indicam que as políticas da internet chegaram a uma encruzilhada.

De um lado, encontra-se um futuro que garante, nas palavras de ordem dos cypherpunks, "privacidade para os fracos e transparência para os poderosos"; de outro, a ação da parceria público-privada sobre os indivíduos, que permite que governos e grandes empresas descubram cada vez mais sobre os usuários de internet e escondam as próprias atividades, sem precisar prestar contas de seus atos.
Confira o livro, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.