domingo, 21 de julho de 2013

70% da população apoia a convocação do Plebiscito, diz pesquisa CNT

A proposta da presidente Dilma para convocação de um plebiscito para consultar a população sobre a Reforma Política e/ou eleitoral enviada ao Congresso, que, embora tenha o respaldo de 67,9% de apoio da população, conforme a pesquisa CNT, pelo visto, não vai acontecer, já que, como a sua convocação é uma atribuição do Congresso, eles, os parlamentares, vão “enrolar” com uma reforma paliativa para não correrem o risco de perderem o “filé mignon” da atividade parlamentar, que é o financiamento privado de suas campanhas. (e do patrimônio pessoal de boa parte deles)
O plebiscito sobre a reforma política proposto pela presidenta Dilma Rousseff tem a aprovação da maioria da população. É o que revela a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgada nesta terça-feira (16) e segundo a qual 67,9% dos entrevistados consideraram a consulta “importante”, por permitir que os eleitores opinassem sobre os temas da reforma.
Leia também:
Para não perderem seus privilégios, deputados são contra o financiamento publico das campanhas

Ainda segundo a pesquisa da CNT, a maioria dos entrevistados (64,9%) aprovou as respostas da presidenta Dilma Rousseff às reivindicações levadas às ruas nas grandes manifestações do último mês de junho. Segundo a aferição, 3,4% consideraram a atuação da presidenta “ótima”, 21,2% a classificaram de “boa” e 40,3% como “regular”. Já 43,9% aprovaram a reação do Congresso, entre os que avaliaram como “ótima” (1,1%), “boa” (9,2%) e regular (33,5%).
Os cinco pontos sugeridos pela presidenta para a Reforma Política e que seriam submetidos ao plebiscito tratam da forma de financiamento das campanhas eleitorais (público ou privado), do sistema eleitoral para o Legislativo (majoritário ou proporcional), da possibilidade de coligações e do voto secreto no parlamento. Um quinto ponto também sugerido por Dilma referia-se à suplência dos senadores, mas uma Proposta de Emenda à Constituição tratando do tema já foi votada pelo Senado, na semana passada.
O plebiscito é um instrumento de consulta popular previsto na Constituição e a prerrogativa de convocá-lo é do Congresso Nacional. Foi por meio desse instrumento que os brasileiros decidiram, em 1992, pela manutenção da República sob o regime presidencialista, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.