segunda-feira, 24 de junho de 2013

Porque os EUA nomeiam, exatamente, “esta” nova embaixadora para o Brasil?


É de praxe os EUA, colocarem um “especialista” em países em que tramam intervenções desde sempre. Foi assim na onda de Golpes de Estado na América do Sul, como Chile, Argentina e Brasil (1964). Mas, como os tempos mudaram, os golpes militares convencionais caíram em desuso, e agora funciona um golpe mais “soft”, ou parlamentar, logo, com a vinda desta embaixadora que “orquestrou” o golpe contra o Lugo no Paraguai, destituindo - o do poder, para o Brasil, exatamente neste contexto confuso e perturbado e diante da iminência de seus associados convencionais estarem praticamente fora do poder por mais 4 anos (2014), é bom ficarmos “com as barbas de molho”.
"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou Liliana Ayalde, diplomata com uma longa trajetória na agência de cooperação do país, nova embaixadora para o Brasil, anunciou nesta sexta-feira a Casa Branca.
Assim que for confirmada pelo Senado americano, Ayalde substituirá Thomas A. Shannon, que ocupa o posto desde o final de 2009. A Casa Branca anunciou em comunicado a nomeação de Ayalde junto com a de outros cinco embaixadores (Espanha, Alemanha, Dinamarca, Etiópia e a Santa Sé).
Ayalde tem extensa experiência dentro da agência de cooperação USAID*, na qual trabalhou durante 24 anos e pela qual foi diretora de missão em Nicarágua (1997-1999), Bolívia (1999-2005) e Colômbia (2005-2008).
Leia: 
Passo a passo, do plano da Usaid para acabar com o governo de Chávez
-->“Quanto mais pessoas colocarem pressão sobre o Brasil, mais rápido o Brasil terá que se dobrar”. A quem? 
Ela exerce atualmente o cargo de secretária assistente adjunta no Departamento para a América Latina do Departamento de Estado, chefiado por Roberta Jacobson.
Nascida em Baltimore em 1956, com raízes latinas e domínio do idioma português, ela trabalhou como embaixadora dos Estados Unidos no Paraguai de 2008 a 2011.
Ayalde assumirá o posto em um momento de aproximação entre os dois países após a visita feita ao Brasil há duas semanas pelo vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e antes da visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff fará em outubro a Washington.
Após o sinal verde de Brasília à indicação de Ayalde por parte dos EUA, agora é o Senado americano que terá que aprovar a nomeação para que ela seja efetivada. (No Terra)
*A USAID é a agencia dos EUA que vem promovendo intervenções a partir de trabalhos nos bastidores para deposição de governos que não leem pela cartilha dos EUA, como tentou fazer na Venezuela, com o Chaves, e ao que tudo indica no Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.