quinta-feira, 7 de março de 2013

O silêncio do Joaquim Barbosa. Cadê o “mensalão tucano”?



Pelo visto, o “espírito cívico” ou fervor justiceiro que moveu o Joaquim Barbosa no julgamento da Ação 470, tratado pela mídia como o “mensalão do PT”, em período eleitoral, – que encerrou, exatamente, no final do 2º turno –, se esgotou.

Ou será se esgotaram as “motivações ocultas” de sua veemência contra o PT? Já que o tal julgamento foi, no mínimo, questionável.

Leia: Magistrados rebatem Joaquim Barbosa e “insinuam” arbitrariedade no Mensalão


Talvez tema “a língua” da mídia – leia-se: Veja, Globo, Folha e Estadão – já que teria que analisar, e julgar, (condenar?) o “mensalão tucano”, que, aliás, é bem anterior ao “do PT” e, e bom lembrar, foi quem criou o tal esquema no final do governo do FHC, PSDB.

Ele deve estar esperando, como o PSDB e toda a mídia associada, que o processo prescreva, caduque, e não seja mais possível julgar ou condenar ninguém. 

Você, que aplaudiu o “Salvador da Pátria – lembra-se da matéria de capa da Veja? – e agora, o que acha?

Mais informações sobre, os já, 100 dias do Joaquim Barbosa à frente do STF:
Desde 22 de novembro do ano passado o ministro Joaquim Barbosa assumiu a presidência do Superior Tribunal Federal (STF). Pelo comportamento durante o julgamento do chamado mensalão (Ação Penal 470) e passado o período eleitoral, muita gente esperava que a fila de processos contra políticos denunciados andaria. Porém, depois de atuar como se estivesse inaugurando uma nova era de "tolerância zero" contra a corrupção, Joaquim Barbosa completa 100 dias na presidência do STF sem nenhum julgamento penal significativo e nem sequer se vislumbra no horizonte quando será o julgamento, por exemplo do "mensalão" tucano.

Não se pede que o ato de fazer justiça seja atropelado a ponto de condenar pessoas culpando-as por atos dos outros ou por ilações, como está cada vez mais claro que aconteceu na Ação Penal 470. Pede-se, isso sim, que se inocente quem tenha de ser inocentado – porque muitos adversários políticos denunciam uns aos outros, e nem toda denúncia tem fundamento. Mas também a corte não cumpre seu papel se não julga ninguém que está com processo pronto para ser julgado, ou deixa prescrever.

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.