quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Escolas de São Paulo, do Kassab, tem desempenho abaixo da média nacional

É a eficiência dos governos do PSDB, já que o Kassab é cria do Serra. Os dados do Ideb 2011 divulgados na semana passada mostram as deficiências da política de educação na cidade mais rica do país, embora, conforme declaração da Prefeitura, ela esteja satisfeita com a nota baixa. Claro, é uma questão de coerência, não é verdade? Faz jus aos seus esforços para acabar com a educação publica e gratuita.
As escolas municipais de São Paulo estão abaixo da média nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) 2011, divulgada na última terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). 

As escolas brasileiras obtiveram nota 5 no índice que articula o desempenho dos estudantes em provas de matemática e língua portuguesa com taxas de aprovação.

Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, a média dos anos iniciais (1º ao 4º ano) dos estabelecimentos mantidos pela gestão Gilberto Kassab (PSD) é 4,8 – mesma nota obtida por municípios bem mais pobres, como Jequitinhonha (MG), Bocaina, Floriano e São João do Piauí (PI), Registro, Francisco Morato e Barra do Turvo (SP), com arrecadação bem menor que a da cidade mais rica do país.

Nos anos finais (5º ao 9º), o resultado é pior: 4,3, inferior às de Água Branca (PI), com 4,4; Cacoal (RO), com 4,7; Aliança do Tocantins (TO), 4,9; e Formoso do Araguaia (TO), com 4,5. Ainda segundo o Ideb, a rede municipal está abaixo da média em 5% nos anos finais e 2% nos anos iniciais.

Para Madalena Guasco Peixoto, professora titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, os resultados – que não surpreendem – refletem muito mais que problemas curriculares. “Faltam hoje investimentos na carreira docente, como programas de educação continuada, convênios com universidades e salários mais atrativos, como já aconteceu em outras gestões municipais”, diz.

O Kassab, que herdou esta herança do Serra e outras “figuras” do PSDB, estreou com uma pérola que comprova a sua preocupação com a educação, quando fechou 4 bibliotecas publicas na cidade, inclusive a biblioteca Cecília Meireles que prestava serviços à comunidade há mais de 50 anos.
Quando questionado, o seu Secretário de Educação disse que dariam um uso melhor para aqueles espaços.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.