domingo, 15 de julho de 2012

Porque não se deve lavar o "lixo" para reciclagem

Qual o recurso natural mais precioso do planeta sem o qual a vida não seria possível? Se respondeu a água, acertou.

Então me explique, porque alguém tem que lavar uma lata de leite condensado se para isso terá que gastar litros e mais litros de água para reciclar menos de 20gr de ferro?

É assim com tudo o mais, inclusive um mísero “naco" de plástico de um saquinho de leite. Isso desde que “alguém” fez a recomendação, provavelmente em algum programa de TV.

Quando no curso de Administração, visitamos varias empresas, dentre elas uma siderúrgica, quando me chamou a atenção um “montanha”, tipo um prédio de 3 a 4 andares, de sucata de ferro, inclusive muitas latas, toda enferrujada ao lado do alto forno.
 
  
Tudo ia ser derretido e, conforme pudemos conferir, todo ferrugem e sujeira ficava retida em uma espécie de filtro por onde passava o ferro derretido, uma borra ou escória, como explicaram.

Logo, o estado de limpeza ou não do material a ser reciclado não vai comprometer o produto final. O muito que pode ocorrer é que os restos de alimentos na lata ou saquinho venham a provocar mau cheiro ou atrair insetos, sobretudo se mal acondicionados.

No mais é um incompreensível desperdício de um bem cada vez mais raro no planeta, em nome da “limpeza” de alguns materiais para reciclagem que, desta maneira, não é, decididamente, ecologicamente correto ou sustentável, logo, não se justifica.

É só usar a criatividade para evitar o mau cheiro ou o acesso dos insetos.
Obs. Este post foi feito em função de uma discussão que tenho visto há já algum tempo, e de perguntas de usuários. Dê a sua opinião! (do Metanoverde)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.