segunda-feira, 16 de julho de 2012

Era uma vez uma democracia na Espanha...

Chegou a hora e vez da Espanha, a democracia capitula diante da intervenção e do primado do “mercado” sobre o político, quando algo chamado cidadão passa a ser um mero detalhe. E, pelo visto, o que começou na Grécia não vai parar na Espanha, apenas.

Manifestação de mineiros
O presidente do governo espanhol anunciou no Parlamento, na última quarta-feira (11/7), um pacote de cortes do gasto público, que será sacramentada hoje (13/7), numa reunião de governo presidida pelo chefe do Estado, o rei Juan Carlos. 

As medidas são um verdadeiro golpe de Estado sob comando da chamada troika(FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), que continua impondo aos europeus cortes de direitos, mesmo depois de estas políticas agravarem a crise numa série de países.
 
Cabe avaliar duas questões especiais. A primeira é submissão total, e assumida, do governo espanhol à troika. A própria mídia tradicional de mais prestígio (os diários El País e La Vanguardia, por exemplo), fala de “intervenção” na economia espanhola. Enric Juliana, colunista do segundo jornal citado, a fazer paralelo com o “18 Brumário de Luis Bonaparte”, e fala do “12 de Maio de Mariano (nome do presidente Rajoy) Bonaparte”.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.