terça-feira, 12 de junho de 2012

Reaparelhamento da Marinha é uma exigência estratégica, afirma Dilma

É a continuidade do esforço feito no governo Lula, sobretudo depois da confirmação das reservas do pré-sal, (leia, Amazônia Azul) inclusive porque o direito do Brasil sobre a sua plataforma continental, reconhecido pela ONU e por mais de 160 países, ainda não foi feito pelo “chupa petróleo”, dos outros, de sempre, os EUA.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (11), em mensagem por ocasião da comemoração do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo e de imposição das condecorações da Ordem do Mérito Naval, que o reaparelhamento da Marinha é uma exigência estratégica. De acordo com a presidenta, o Brasil assumiu na atual ordem global uma posição político-estratégica que impõe novas atribuições e desafios na defesa da paz.
    “Sabemos que nosso papel na preservação da paz depende da capacidade dissuasória do Brasil. A atuação de nossas Forças Armadas neste processo, seja por meio de missões sob a égide da ONU e da OEA, seja na defesa de nossas fronteiras e de nossa soberania, requer equipamentos de qualidade, prontos a serem utilizados, e pessoal adequadamente preparado e motivado.”
A presidenta citou ainda os investimentos do governo brasileiro no desenvolvimento e capacitação das Forças Armadas.
    “O avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos resultará no construção do almejado submarino com propulsão nuclear. Os investimentos que vêm sendo efetuados em novos navios-patrulha propiciarão o aumento da presença do Estado nas águas jurisdicionais, onde se situa a maior parte de nossas reservas de petróleo e gás. Iniciativas como essas contribuirão para capacitar cada vez mais a Marinha”.
Este projeto do submarino nuclear foi bombardeado por todos os lados pelos EUA [leia aqui] que só saiu do papel graças ao acordo feito pelo governo Lula com o governo Sarkozi, da França. O Brasil só vai precisar da tecnologia para a fabricação do submarino em si, pois, já domina sozinho a tecnologia nuclear. [leia aqui]

Com informações do Blog do Planalto

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.