segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dilma exalta ‘indignados’, em discurso no Fórum Social Temático

O movimento dos “indignados” que começou na Espanha contra a situação econômica do país e sobretudo o desemprego, se espalhou pelo mundo adquirindo nuances próprias em cada país e que não teve uma “recepção” amistosa dos governos. Foi o que aconteceu nos EUA, com o “Ocupe Wall Sreet”, reprimido com violência pelo governo local [ver imagem]. A fala e postura da Dilma é inédita.

Repressão nos EUA [clique para ampliar]
Em discurso no Fórum Social Temático, que acontece em Porto Alegre, a presidente Dilma Rousseff exaltou nesta quinta-feira os movimentos de "indignados" nos Estados Unidos e na Europa. 

Segundo ela, as mobilizações nos países afetados por crises em suas economias não podem ser desconsideradas. 

"A dissonância entre a voz dos mercados e a das ruas parece aumentar cada vez mais nos países desenvolvidos", disse. 

"A indignação de jovens, mulheres e militantes que ocupam ruas de diversas cidades do mundo é um sintoma importante, que não pode ser desconsiderado." 

Durante o discurso, porém, a presidente não mencionou um protesto contra a desocupação da favela do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). 

A presidente viu cerca de 30 militantes protestarem e erguerem faixas contra a ação de desocupação do Pinheirinho pela Polícia Militar paulista. 

Numa edição esvaziada do Fórum, ela discursou num ginásio com mais da metade dos 15.000 lugares vazios. O presidente uruguaio José Mujica, que debateria com ela, cancelou a participação. 

A presidente ainda pediu que os movimentos sociais se engajem na Rio+20, a conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável, em junho. (Folha)

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.