quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

“Sucesso extraordinário”, foi o que disse o Obama sobre o Iraque

Soldado dos EUA revista civil afegão
Em discurso sobre a retirada das tropas norte-americanas invasoras do Iraque no governo do G.W. Bush, o Barack Obama elogiou a invasão, dizendo que foi um “Sucesso extraordinário”, e que deixa o Iraque como um “país soberano”.

A grande mentira, a existência de armas de destruição em massa do Sadam Hussein, que usada como pretexto para a invasão, deixa o Iraque, agora, um país destruído com mais de 100 mil civis e 20 mil soldados iraquianos mortos, além de 4.500 invasores.

O “país soberano”, como se refere o B. Obama, é um país que, apesar dos “acordos” que garantem “a posse” do petróleo iraquiano e a reconstrução por empresas dos EUA e aliados, já que o controle ainda não saiu de todo, tende, no médio longo prazo, a se tornar um país dominado por setores – xiitas – anti-ocidentais, leia-se EUA e UE, sobretudo, somando com o Irã, e bem longe do “outro Israel”, ponta de lança avançada dos interesses dos EUA e aliados na região, como parecia ser um dos objetivos previstos. 

Leia tambem: A democracia que os EUA deixou no Iraque ao retirar-se

O incrível é que conheço gente que ainda continua com aquela visão messiânica do Obama, bonzinho, imagem que ele vendeu muito bem durante a sua campanha eleitoral, chegando até a levar um Prêmio Nobel da Paz nos primeiros meses de governo.

A ironia é que foi exatamente quando ele aumentava a escalada das ações militares no Iraque e começava a ‘sua” própria guerra, no Paquistão, como é de praxe em todo governante dos EUA, principalmente em época de crise, quando a economia do país precisa desesperadamente da industria de armas/guerra, um dos pilares da economia dos EUA que, por sinal, deve ser o único que deve continuar funcionando normalmente. 

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.