sábado, 10 de dezembro de 2011

O uso do computador melhora a saúde mental dos idosos

No passado recente a ideia de aumento da automação, redução da carga horaria de trabalho e o aumento da expectativa de vida estava associada ao que se denominava “era do lazer”.

Entretanto, apesar de termos atingidos algumas metas, a tal “era de lazer” e, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida dos aposentados ou idosos, ficou um pouco abaixo das expectativas.

Com a aposentadoria, a redução da atividade mental e do processo do aprendizado, ocorre uma redução acentuada das atividades cognitivas e, não raro doenças como depressão, senilidade precoce e/ou Alzaimer.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia deram números ao que já se sabia, ou suspeitava. As pesquisas comprovam que o uso de computadores pelos idosos trás um aumento significativo das atividades cerebrais nas áreas da linguagem, leitura, memória, capacidade visual, bem como na capacidade de tomar decisões.

Segundo o estudo publicado os benefícios para os idosos são:

1 - Melhora na memória e capacidade de raciocínio;
2 - Ajuda a adiar o aparecimento de demências:
3 - Mantem-se atualizado com notícias e informações com mais facilidade;
4 - Mantem e amplia o circulo de contatos;
5 - Cria a oportunidade de educação continuada e aprendizagem à distância e estimulação mental.

Claro que no principio vai ser meio difícil, como ocorre sempre que começamos uma nova atividade, sobretudo, se for inteiramente fora ou diferente das que estamos acostumados, mas, nada que a prática não supere. 

Aliás, este é, provavelmente, o “segredo” das tão celebradas habilidades de crianças e adolescentes com o computador. A “rodagem”, ou seja, o número de horas que eles passam “mexendo” com o computador.

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

2 comentários:

  1. Na primeira linha tem um erro : "Caga Horária".Em geral , ótima notícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigado. Já não se fazem mais “Words” como antes.

      Excluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.