domingo, 18 de dezembro de 2011

Caras pálidas, os “índios” nas manifestações contra Belo Monte

Os protestos contra Belo Monte são mais do que estranhos, não que não tenha muita gente contra, mas, o que chama a atenção são as manifestações, com alguns gatos pingados de “caras pálidas”, enquanto a mídia noticia como protesto dos índios, além dos promotores das tais manifestações que tem suas bases fora do país e “testas de ferro” fantasiados de ambientalistas, por aqui. No mínimo, muito suspeitos. 
 
A mídia repercutiu uma manifestação contra a construção da usina de Belo Monte. Segundo os organizadores esperava-se cerca de 1000 pessoas no evento em que indígenas pretendiam denunciar os prejuízos que terão com a construção da usina.

Ao fim da tarde, a imprensa começa noticiar o ocorrido. Segundo a Folha.online “mais de cem pessoas se reuniram hoje (17) no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp)” enquanto o portal do terra divulga, que “segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 500 pessoas” teriam participado. Uma discrepância chocante!

 
Também chama a atenção a participação do movimento Brasil pelas Florestas no protesto ( entidade associada a organizações políticas estrangeiras, como a Fundação Ford, dos EUA, a Novid, da Holanda e a alemã Fundação Heinrich Böll) e cujo líder questionou ao jornal: "É um vasto problema de populações atingidas por barragens, reservas ambientais comprometidas. E para que essa energia?

Quanto à participação de indígenas, a Folha comenta que o índio Farema, da etnia Kalapalo, disse estar preocupado com a possibilidade de a usina afetar os peixes dos rios da região. Detalhe que o jornal omite é que os Kalapalo, residem em Embu. SP. E, aliás, devem ter sido muito poucos os nativos participantes, como se pode constatar pelas imagens da Folha e do G1 vistas abaixo. (Contexto Livre)

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.