terça-feira, 29 de novembro de 2011

Presidenta entrega navio nacional e garante emprego no país

Uma das primeiras medidas tomadas pelo ex-presidente Lula quando assumiu o governo foi suspender a encomenda de 28 navios para a Petrobras feita a estaleiros em Singapura pelo seu antecessor FHC-PSDB, depois de sucatear e fechar estaleiros nacionais. Com a encomenda iria transferir milhares de empregos do Brasil para o exterior. Este navio, o Celso Furtado, lançado ao mar, agora, pela presidenta Dilma é o primeiro de uma série de 49 que virá dos estaleiros nacionais, para renovar a frota da Promef, da Petrobras, graças à iniciativa do governo Lula. 

A presidenta Dilma Rousseff participou hoje (25) da cerimônia de entrega do navio Celso Furtado no Estaleiro Mauá. É a primeira embarcação entregue por um estaleiro brasileiro ao Sistema Petrobras desde 1997. 

Sua construção faz parte do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), que marca a retomada da indústria naval brasileira com a abertura de novos estaleiros e a modernização dos existentes.

No discurso, Dilma Rousseff lembrou o desmonte vivido pela indústria naval no Brasil. Seu ressurgimento, afirmou, é resultado do esforço do ex-presidente Lula, que acreditou no trabalhador brasileiro.
A indústria naval, quando o presidente Lula chegou ao governo, estava paralisada. E você via no chão, nos muitos estaleiros que já tinham produzido navio, a grama crescendo por entre as pedras. Isso foi responsabilidade de um momento terrível da nossa história, em que nós tivemos uma das maiores perdas para os trabalhadores do setor metalúrgico do Brasil. E aí, o presidente Lula tomou uma decisão. Nós podemos produzir no Brasil o casco, o navio e a plataforma.”
A presidenta Dilma disse ainda que a indústria naval vai continuar gerando emprego. Além da Petrobras, as empresas de petróleo que atuam no país vão manter seus investimentos, o que aumentará a demanda por navios, plataformas e sondas. Os postos de trabalho aqui criados, afirmou a presidenta, não sairão do país. 


Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.