quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mino Carta sobre a Veja: “Eu criei um monstro”

Este é o último parágrafo da transcrição do discurso do Mino Carta, feita pelo Blog do Chico, na abertura da 19ª Semana de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, quando falou sobre o exercício do jornalismo, ou do não jornalismo, praticador no país, e as perspectivas de mudança e melhoria. A Veja, criada pelo Mino Carta e que foi defenestrado dela por pressão do governo militar à época, é alvo de sua avaliação, como um dos símbolos do “jornalismo” que se pratica no país.

Sobre a revista semanal da editora Abril, que Mino Carta ajudou a idealizar e a criar, ainda no final dos anos 1960, em plena época de terror da ditadura, o jornalista não dourou a pílula: “Veja é hoje monstruosa, hedionda. Eu criei um monstro”. 

Para ilustrar, e mais uma vez provocado pela plateia, ele citou a recente matéria de capa sobre as “relações perigosas” do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. “Pois é, não tenho admiração divina alguma pelo senhor José Dirceu. Mas com aquele texto o que Veja conseguiu foi só imitar à perfeição o jornalismo feito por Rupert Murdoch. Mas o que esperar da Veja? É assim mesmo. É a Veja”, disparou.



 Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.