domingo, 16 de outubro de 2011

A concentração e especulação com a terra e a fome no mundo – Blog Action Day - #BAD11

Este artigo faz parte da blogagem coletiva internacional, Blog Action Day, este ano com o tema emprestado do Dia Mundial da Alimentação, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a complexidade que envolve o tema, que gera quase 1 bilhão de famintos, e por outro lado 1.5 bilhão de obesos.

Hoje, morre-se mais de problemas ligados à obesidade do que a fome, que formam dois polos que refletem o grande desequilíbrio na produção e, sobretudo, distribuição de alimentos no planeta.

Em função disso, os números da fome no mundo só vem aumentando, por mais esforços que entidades de todo tipo e tamanho venham fazendo e da atuação pontual de alguns governos, graças a grande especulação que se acirrou com os alimentos, em função sobretudo da crise econômica mundial.

Um subproduto da crise vem ocorrendo, com a concentração de terras, que mais do que nunca se transformou em produto de especulação com o dinheiro egresso da ciranda financeira internacional que atolou o mundo nesta crise sem precedentes.

Ou seja, além de provocar a crise econômica internacional, agora, especula com terras elevando seus preços e expulsando o pequeno agricultor de suas terras em nome da produção de commodities e da especulação de seus preços no mercado internacional.

É o mesmo dinheiro, embora o objeto seja outro, mas, com as mesmas práticas e com o mesmo resultado. Deixa o mundo refém e acirra mais ainda as suas contradições e desequilíbrios, tanto entre países como dentro do próprio país.

Terras na América e sobretudo na Africa veem sendo alvos desta especulação. Sobretudo em regiões onde a terra já está historicamente concentrada e que gera fome e miséria e, agora, só muda de mãos para servir ao capital financeiro que não tinha para onde ir.

A esperança é que a crise atual do capitalismo, que não parece ser coisa pequena e nem passageira, provoque uma reflexão geral e, sobretudo, mudanças estruturais que corrijam as grandes distorções que geraram um mundo tão desigual e injusto. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.