quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Aumentam os golpes bancários na internet

O aumento de 36% de fraudes bancárias, segundo a Febraban, envolvendo usuários de internet decorrem, sobretudo, do roubo de senhas em movimentações bancárias na internet e compras on-line com cartões de crédito. A instalação de um antivírus atualizado, além de firewall – este raramente usado – é o mínimo que se pode fazer para evitar ser a próxima vítima.

As perdas com fraudes bancárias realizadas por meio eletrônico chegaram a R$ 685 milhões no primeiro semestre de 2011, 36% a mais que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (19) pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
De acordo com os bancos, o aumento se deve ao uso crescente dos meios eletrônicos como forma de pagamento, à falta de uma legislação que iniba o avanço da ação dos criminosos, “com punições efetivas”, e ao descuido de alguns usuários em relação a procedimentos de segurança.
Segundo a entidade, não há registro de invasão ou fraude eletrônica a partir dos sistemas internos dos bancos. Em nota, a Febraban diz que  “[os golpes] quase sempre ocorrem externamente, como captura de trilhas de cartões nas operações de compras”.
A Febraban defende a promulgação de lei com tipificação específica aos novos crimes. Os bancos pedem a definição de crime para atos de inserção ou difusão de códigos maliciosos na internet ou nos computadores dos usuários da rede. “Esse artigo tem por objetivo atacar frontalmente os disseminadores de programas que, uma vez acionados pelos usuários de computadores, permitem capturar informações sensíveis, como senhas de acesso e dados pessoais”, explica a entidade por meio de nota.
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.