terça-feira, 26 de abril de 2011

A campanha eleitoral já começou, e com o nível de sempre

Em seus dois mandatos o Lula foi o alvo preferencial da mídia velha, tradicional, golpista (e outros adjetivos pouco nobres), o que teve nenhum efeito na imagem do ex-presidente que “nadou de braçadas” em popularidade em todos os seguimentos sociais e saiu do governo com um recorde histórico de 87% de aprovação da população.

Para se ter uma ideia deste número, o seu antecessor,o FHC, amargou meros 35% por um mesmo período de governo.

A ideia agora é “analisar” o período Lula, comparando com a Dilma de maneira falaciosa, e até com o governo FHC, visando reduzir o seu cacife eleitoral, já de olho nas próximas eleições municipais, 2012, e presidenciais em 2014.

Uma delas é repetir o refrão segundo o qual o presidente Lula teria “inchado” a máquina do Estado. O que omite é o grande número de realizações feitas no período Lula, como explica na Carta Capital, o professor da UFRJ e pesquisador do IPEA, que você confere aqui.

1) o Nunca Dantes aumentou o quadro do serviço público, porque aumentou os serviços públicos – obras, universidades, hospitais, Minha Casa, Bolsa Família;


2) o número de funcionários públicos em relação ao de empregados formais no governo do FHC era maior.


3) A relação entre empregados no Governo Federal e o total de ocupados é, no Brasil, de 10,7%.

Na Suécia, 31%; na França, 15%; nos EUA, 15%; na Austrália, 14%; na Alemanha, 15%.

Pelo visto a campanha já começou, ou melhor, esta da Dilma, 2010, foi apenas mais um dos três “rounds” ganhos sobre o esquema PSDB/Mídia, nesta luta para tornar o Estado brasileiro efetivamente nacional e a serviço do povo, que começou no primeiro mandato do Lula. Logo, a luta continua!

Os trechos em negrito são do Conversa Afiada

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