sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Obama, em discurso recente, mostra “o osso” do país

Em recente, e tão esperado, discurso, o Barck Obama deixou transparecer o trinômio que esta tirando o seu sono, deixando os seus cabelos brancos, detonando a sua popularidade e mantendo a economia do pais em marcha lenta há já um bom tempo, e sem grandes perspectivas de vir a mudar, significativamente, alguma coisa. É a constatação de que os EUA vive, ainda, da “fama” e do seu grande poder de dissuasão pelas armas, o que tambem, pode não ser por muito tempo. Leia no artigo abaixo.
Barack Obama usou a palavra “empregos” 25 vezes. “Futuro”, 15 vezes. “China”, quatro vezes. Eis, muito sucintamente, a mensagem urgente que o presidente americano enviou ao país no seu discurso anual sobre o Estado da União, terça-feira à noite: se quiser continuar a ser a economia mundial número um, apesar da feroz concorrência da China, os Estados Unidos têm de investir em inovação, educação e infra-estruturas.

Num momento em que a América atravessa um período de frustração e pessimismo, Obama apontou directamente ao fantasma que a China representa para muitos americanos, e delineou as áreas estratégicas em que o país terá de investir, se quiser manter o seu domínio económico e “ganhar o futuro”, expressão que usou repetidas vezes. “Temos de ultrapassar o resto do mundo em inovação, em educação e em construção. Temos de tornar a América o melhor lugar para fazer negócio.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.