segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Doar sangue, ao fazer isso você pode salvar vidas

Este é um tema que vem sendo periodicamente reeditado ou reblogado, em função de sua grande importância à vida – literalmente – e por acreditarmos que a grande maioria das pessoas não se dispõe a fazer a doação exatamente, por falta de reflexão sobre a sua importância e, também, por falta de informações sobre o processo. Se ainda não é um doador de sangue, não custa dar uma conferida nas razões porque deve começar a fazer isso.

Doação de sangue é uma ação que, na maioria das vezes, só nos lembramos quando nós ou alguém de nossa família esta precisando. É bom lembrar que uma única doação – que pode ser a sua – pode salvar a vida de 3 pessoas, já que o sangue é fracionado e utilizado de forma diferenciada em varias situações.

Doar sangue não dói, não “pega” doença e, como disse acima, salva vidas e, com certeza, vai fazer grande bem a você mesmo. Só quem já doou pode falar sobre esta sensação indescritível que é contribuir não só para a saúde, mas para a vida mesmo, do outro, que você nem conhece. Eu sempre fui doador e toda vez que ia fazer a doação acabava levando alguém comigo: colegas, amigos e familiares. Cheguei mesmo a levar professores da universidade.

No Brasil, o índice de doações gira em torno de 1,5%, quando o mínimo necessário e recomendável seria 2% para atender as demandas dos hospitais nos país, conforme o Ministério da Saúde. O melhor seria não chegamos a ponto de precisar – para si ou para a família – para exercer este ato de solidariedade e de espírito humanitário.

Se você tem entre 18 e 65 anos, com o peso acima de 50 kg, pegue o seu documento de identidade e procure um posto de recolhimento em sua cidade. Clique no link: Doe Sangue e veja mais detalhes. Este link é do INCA, Instituto Nacional do Câncer, mas, a sua doação pode ser feita em qualquer banco de sangue em um hospital público.

Não por isso, mas, no dia em que doar sangue, você pode pegar uma declaração no banco de sangue e abonar o seu dia de trabalho, além de ter uma avaliação geral do seu sangue e da sua saúde, que você pode conferir depois. Então, vá ao banco de sangue e aproveite para levar um amigo.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Um comentário:

  1. Olá, Blogueiro!
    Na próxima semana, será comemorado o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, no dia 25 de novembro. E para não deixar que a data passe em branco, contamos com a ajuda de todos os blogueiros. Faremos uma grande blogagem coletiva, com a utilização de informações e materiais ilustrativos da campanha. Dessa forma, poderemos todos juntos conscientizar a população da importância de salvar vidas! Caso queira participar, envie um e-mail para comunicação@saude.gov.br e forneceremos os materiais necessários.

    Muito obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.