sábado, 24 de julho de 2010

A solução definitiva para o problema do excesso de peso


A solução definitiva para o problema do sobrepeso é o resgate de um principio elementar do passado, que a vida moderna revogou e só é observado e/ou feito residualmente por estética ou por modismos. Não que estes motivos sejam ruins em si mesmos, embora haja distorções nada saudáveis. O lance do peso é, ou deveria ser, hoje, uma questão de saúde mesmo.

É possível comer ou ingerir todo e qualquer alimento que se deseje desde que tenhamos um nível de atividade física compatível, que não permita que o corpo tenha que acumular ou “guardar” eventuais excessos. O impulso para comer em excesso e guardar é uma lembrança residual atávica que remonta, provavelmente, a tempos mais difíceis na história do homem, quando nem sempre o alimento do dia seguinte estava disponível e/ou garantido.

Entretanto, na luta que isso implicava, conseguir o alimento e garanti-lo todos os dias sem que, ao que se saiba, existisse um mecanismo qualquer para garantir a sua preservação e armazenagem, não deixava que o corpo tivesse tempo e nem oportunidade de acumular, como ainda hoje fazem animais, notadamente, em climas mais frios.

Logo, já que o alimento do dia está em princípio, “logo ali”, no supermercado, quitanda ou restaurante e o esforço despendido pela maioria das pessoas para adquiri-lo não passa, necessariamente, por nenhum esforço físico que garanta a queima dos excessos, já que nossas atividades são sedentárias e exigem outras aptidões que não as físicas, a solução é malhar.

Fazer caminhadas, correr, andar de bicicleta ou outra atividade física, principalmente, aeróbica, com um detalhe importante: tem que ser regular, diária de preferência. Nada adianta se for feita só quando estiver com vontade ou tiver “tempo”. A não ser que você adote o mesmo critério para os seus excessos à mesa ou na praça de alimentação dos shopings da vida.

O hábito? Como escovar os dentes, você – ou sua mãe – só conseguiu adquirir com a repetição sistemática e diária, como todo e qualquer hábito, inclusive aqueles considerados ruins ou o tal do vício. Claro que no principio vai exigir um pouco de força de vontade e perseverança, teimosia mesmo, mas, quando cair nos trilhos ou virar o tal do hábito...

Simples não? Todo este artigo poderia ter sido escrito em uma ou duas linhas, não é verdade? As verdadeiras soluções são assim mesmo... simples!

É isso!

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.