quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Flamengo tem mesmo a maior torcida no Brasil, confirmada por pesquisa

Apesar das várias pesquisas feitas sobre quem teria as maiores torcidas no Brasil, a notória hegemonia do Flamengo é, com freqüência, questionada, como o próprio auto declarado flamenguista Ronaldo – jogador do Corinthians – que dizia achar a do Corinthians maior, mais autêntica – jogando uma pá de cal de uma vez por todas no “coração flamenguista” que já não tinha engolido a sua preferência pelo Corinthians na volta ao futebol.

Pesquisa Data_Folha (03/01/2010), feita depois do Brasileirão 2009, ratifica o que já se sabia: o Flamengo tem, realmente, a maior torcida do Brasil, provavelmente do mundo, e com uma razoável distância para o 2º colocado, o Corinthians.

Segundo os dados aferidos, 19% dos brasileiros, algo em torno de 40 milhões, com mais de 16 anos são torcedores flamenguistas, contra 13% de corintianos (25 milhões). O Flamengo, também, tem a maior torcida de fora de seu Estado, chegando a 30% dos torcedores, contra até 10% de qualquer outro clube.

A pesquisa ainda aponta que 23% dos brasileiros entre 16 e 24 anos são torcedores rubro-negros. Outro dado divulgado pela mesma pesquisa é o número de torcedores por partida no último Brasileirão, quando o Flamengo levou aos estádios uma média de 40.036 torcedores, quando o 2º colocado, o Corinthians, não chegou a 20.000. Estes dados podem acabar de vez com a velha polêmica. Se bem que, futebol sem polêmica...

Site do Flamengo

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Um comentário:

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.